Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal Pix

Clientes da Caixa seguem sem a restituição do Imposto de Renda após 4 dias da liberação do lote

Instituição informa que o pagamento foi regularizado para 90% dos clientes e trabalha para resolver 'casos residuais'

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São Paulo

As falhas para receber o pagamento da restituição do Imposto de Renda, cujo primeiro lote foi liberado no último dia 31 de maio, persistem para alguns clientes da Caixa Econômica Federal.

A instituição financeira informou à Folha nesta terça-feira (4) que a situação foi regularizada para cerca de 90% dos contribuintes e que está focada "em resolver os casos residuais".

"A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking", diz em nota.

O atraso acontece para quem optou pelo crédito via Pix, de acordo com o banco. A opção pelo método de pagamento instantâneo com chave CPF foi um dos critérios para definir a prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.

De acordo com a Receita Federal, 5,5 milhões de contribuintes foram contemplados no primeiro lote de restituição - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa, porém, não informou a causa do problema ou o prazo para resolução definitiva. Também não se sabe se haverá correção com juros para os clientes afetados pelo atraso.

Nas redes sociais, usuários reclamavam da lentidão na resolução, de problemas técnicos no aplicativo do banco e da ausência de explicações sobre o ocorrido.

De acordo com a Receita Federal, o número de contribuintes contemplados no primeiro lote de restituição chegou a 5,5 milhões, e o montante bateu R$ 9,5 bilhões –maior valor já pago pela instituição em um único lote.

Até então, a quantia mais alta havia sido paga no ano passado, quando as quatro primeiras levas repassaram R$ 7,5 bilhões cada.

A restituição do IR é paga primeiro a quem declara nos primeiros dias. No entanto, há uma lista de prioridades legais, que coloca alguns contribuintes à frente de outros. Quem não está lista na prioridade pode ter que aguardar um pouco mais, mesmo tendo declarado no início.

Este ano, os moradores do Rio Grande do Sul entraram na fila de prioridade em razão do desastre climático que acometeu o estado no último mês. Os gaúchos têm direito de receber antes do que quem entrega a declaração pré-preenchida ou opta por receber a restituição por Pix.

Ao todo, 886.260 contribuintes do Rio Grande do Sul estão no primeiro lote, incluindo de exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão em valores a restituir.

A falha no pagamento da restituição na Caixa, porém, também afetou moradores do estado.

Não foi contemplado no primeiro lote? Veja o calendário das próximas restituições

Quem não está na primeira lista de restituição ainda terá mais quatro lotes para receber. O fisco fecha a lista de pagamentos entre os dias 10 e 12 de cada mês. O segundo lote será pago em 28 de junho e a consulta costuma ser liberada uma semana antes.

Há benefícios para quem espera mais tempo: o valor é corrigido nos lotes seguintes. No caso da segunda leva, a Receita pagará 1% a mais da quantia a ser devolvida, ao passo que, nos meses seguintes, a correção será de 1% mais um acréscimo proporcional à taxa Selic, atualmente em 10,5% ao ano.

Para verificar se a restituição está disponível, acesse a página da Receita Federal, clique em "Meu Imposto de Renda" e, depois, em "Consultar a Restituição".

Veja o calendário de restituições abaixo:

Lote Dia do pagamento
1º lote já pago
2º lote 28 de junho
3º lote 31 de julho
4º lote 30 de agosto
5º lote 30 de setembro
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