Extrato bancário vai mudar em 8 de julho; entenda o que será alterado

A medida é iniciativa para facilitar dia a dia dos clientes, diz Febraban

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) irão alterar o extrato bancário a partir de 8 de julho. A principal mudança é a padronização das nomenclaturas.

A medida irá abranger depósitos e saques. Depois, as demais operações financeiras serão incluídas nestas mudanças.

A iniciativa, segundo a Febraban, foi criada pensando em facilitar o cotidiano dos clientes, tornando as informações mais acessíveis, principalmente para quem tem conta em mais de uma instituição.

Imagem mostra uma mão inserindo uma nota de 100 reais em um caixa eletrônico. O teclado do caixa eletrônico é visível, com botões numerados de 0 a 9, além de botões de função como 'ANULA', 'CORRIGE' e 'ENTRA'. Há também adesivos com logotipos de bandeiras de cartões como Mastercard e Visa.
Caixa eletrônico de Banco 24 horas - Divulgação

O extrato bancário é um documento fornecido pela instituição financeira que resume as transações realizadas em uma conta bancária, em determinado período.

Com ele, é possível analisar exatamente o que entrou e saiu da conta, uma vez que o extrato inclui informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos de contas e outras transações.

O documento funciona como uma espécie de registro de todas as movimentações financeiras de uma conta bancária, ou seja, as entradas e saídas de dinheiro.

Na nova nomenclatura, as operações de depósito de cheque no caixa eletrônico, também chamado de ATM, sigla para Automated Teller Machine, passarão a ser descritas no extrato como "DEP CHEQUE ATM".

As operações de saque de dinheiro em espécie no caixa da agência com o cartão da conta aparecerão no extrato como "SAQUE DIN CARTAO AG".

Hoje, essas informações variam conforme o banco. "Atualmente, os bancos usam mais de 4.000 tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira", afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

"A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários", diz.

Todos os clientes bancários têm acesso gratuito a até dois extratos bancários com a movimentação dos últimos 30 dias de suas contas correntes. Para solicitações excedentes, é preciso verificar com a instituição bancária da qual é cliente o valor de possível tarifas de emissão de extratos.

Segundo a Febraban, a resolução 3.919 do Banco Central determina que as instituições bancárias devem oferecer de forma gratuita cartões de débito, a realização de até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, assim como o fornecer dois extratos e consultas pela internet e por telefone.

Como consultar o extrato bancário?

Cada banco ou instituição financeira possui procedimentos diferentes para acessar o extrato bancário. É possível acessar o documento por internet banking (site oficial do banco ou instituição financeira), aplicativo do banco ou instituição financeira, em caixas eletrônicos ou agência bancária de forma presencial, ou ainda na central de atendimento telefônico do banco.

Em caso de dúvidas é indicado conversar diretamente com a instituição.

Quais serviços são gratuitos para quem tem conta-corrente?

Clientes com conta-corrente podem ter até dez serviços gratuitos em bancos e instituições financeiras caso a empresa ofereça esses serviços, até o limite mensal estabelecido pelo Banco Central. O que ultrapassar o pacote garantido por lei pode ser cobrado.

Veja os serviços gratuitos para conta-corrente:

  • Cartão com função débito

  • Segunda via do cartão de débito, exceto nos casos de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não são de responsabilidade da instituição financeira

  • Até quatro saques por mês (incluindo saque por cheque)

  • Até duas transferências entre contas do mesmo banco

  • Até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias

  • Até dez folhas de cheques desde que tenha direito ao talão de cheques

  • Consultas de saldo pela internet, sem limites

  • Compensação de cheques

  • Extrato anual detalhado com todas as tarifas pagas, incluindo juros bancários, fornecido até 28 de fevereiro do ano seguinte

  • Prestação de qualquer serviço realizado por meios eletrônicos, desde que sua conta seja movimentada por meios eletrônicos como internet e caixa eletrônico, por exemplo

Quais serviços são gratuitos para quem tem poupança?

Os clientes da caderneta de poupança também têm direito a serviços gratuitos, sem pagamento de tarifa, mas o pacote é um pouco menor do que o da conta-corrente.

Veja os serviços gratuitos para caderneta de poupança:

  • Cartão com função movimentação

  • Segunda via do cartão, exceto nos casos de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não são de responsabilidade da instituição financeira

  • Até dois saques por mês

  • Até duas transferências entre contas do mesmo banco

  • Até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias

  • Consultas de saldo pela internet, sem limites

  • Extrato anual consolidado, discriminando mês a mês os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas, juros, encargo e demais despesas

  • Prestação de qualquer serviço realizado por meios eletrônicos, desde que sua conta seja movimentada por meios eletrônicos como internet e caixa eletrônico, por exemplo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.