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Ranking Folha Mauá: Kia Niro usa eletricidade para reduzir consumo

No uso urbano, SUV híbrido conseguiu percorrer 27,2 quilômetros com um litro de gasolina

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São Paulo

O Kia Niro (R$ 204.990) foi o mais econômico na categoria SUVs Médios a Gasolina ou Flex. O sistema HEV (híbrido pleno) fez com que as médias de consumo com gasolina chegassem a 27,2 km/l na cidade e 24,6 km/l na estrada.

Equipado com motor 2.0 turbo a gasolina (272 cv), o Jeep Compass Overland (R$ 266.990) foi o mais rápido nas provas de aceleração e retomada com gasolina.

Kia Niro é novo modelo híbrido da marca sul-coreana
Utilitário esportivo Kia Niro se destacou nas provas de consumo do Ranking Folha Mauá 2024 - Gustavo Epifanio/Divulgação

SUVS MÉDIOS A GASOLINA OU FLEX

Aceleração (etanol) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Jeep Commander Longitude 1.3T – 9,7

Aceleração (gasolina) - 0 a 100 km/h, em segundos
1) Jeep Compass Overland 2.0T – 6,6
2) Mitsubishi Eclipse Cross Rush – 9,5
3) Volkswagen Tiguan 2.0T – 9,8

Retomada (etanol) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Jeep Commander Longitude 1.3T – 6,5

Retomada (gasolina) - 80 km/h a 120 km/h, em segundos
1) Jeep Compass Overland 2.0T – 4,8
2) Volkswagen Tiguan 2.0T – 6,5
3) Mitsubishi Eclipse Cross Rush – 6,8

Consumo urbano (etanol), em km/l

1) Jeep Commander Longitude 1.3T – 7,2

Consumo urbano (gasolina), em km/l
1) Kia Niro 1.6T Hybrid – 27,2
2) Haval H6 Premium 1.5T – 22,9
3) Ford Territory 1.5 Turbo – 10,9
3) Mitsubishi Eclipse Cross Rush – 10,9
3) Honda ZR-V 2.0 – 10,9

Consumo rodoviário (etanol), em km/l

1) Jeep Commander Longitude 1.3T – 12,6

Consumo rodoviário (gasolina), em km/l
1) Kia Niro 1.6T Hybrid – 24,6
2) Honda ZR-V 2.0 – 18,1
3) Haval H6 Premium 1.5T – 18

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

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