União de físico e digital é legado da Covid-19 para pequenos negócios

Pequenos que se adaptaram na marra agora precisam elevar o nível rumo à fusão absoluta dos canais de atendimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No ano marcado pela pandemia, 5,8 milhões de novos consumidores chegaram ao comércio eletrônico no Brasil só no terceiro trimestre de 2020. O faturamento do setor entre janeiro e novembro cresceu quase 70% em relação a 2019, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Para muitos empresários, porém, esse foi um movimento complexo: o trabalho de reforçar a operação online se sobrepôs à volta do movimento presencial, com a necessidade de se adaptar a um consumidor que busca rapidez e está conectado à internet.

“Todo mundo retomou as atividades em loja considerando esse legado, equilibrando as duas frentes. Mas, a partir de agora, o empresário deve perseguir a omnicanalidade, que é a fusão absoluta dos canais de atendimento. O cliente não é cliente de um canal, é cliente da marca”, diz Enio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae.

Nos últimos meses, o empresário Felipe Gonçalves, 29, dono de três lojas da franquia Anjos Colchões & Sofás em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, dedicou-se a essa transição. Se antes da pandemia os negócios tinham pouca atuação virtual, hoje 80% das vendas são realizadas ou fechadas com ajuda de plataformas digitais.

Para chegar a essa porcentagem, o empresário começou a debater em maio com os funcionários a forma de usar Instagram, Facebook e WhatsApp como ferramentas de vendas quando as lojas tiveram de ser fechadas por causa da Covid-19. “Para nós foi uma novidade, porque o consumidor estava acostumado a ir à loja experimentar o colchão. Com o presencial vetado, utilizamos a tecnologia para chegar até o cliente”, diz Felipe.

Com um smartphone em mãos, os vendedores passaram a enviar fotos para apresentar o mostruário de tecidos dos colchões, a gravar áudios curtos e a fazer chamadas de vídeo para entender a necessidade, recomendar produtos e responder dúvidas. Com a reabertura do comércio, a mesma equipe agora atende nas duas frentes, já que muitos compradores começam o contato de forma online e terminam o negócio na loja.

Para contrabalançar físico e digital, os atendentes se ocupam das redes sociais e WhatsApp sempre que não há clientes na loja —de forma que compradores digitais não esperem muito.Além disso, um funcionário do departamento administrativo foi destacado para entrar nas páginas de Instagram e Facebook da marca e verificar se há comentários sem resposta.

“Se temos agilidade e flexibilidade, deixamos o cliente confortável e ele consegue sentir segurança no atendimento, dentro da loja ou fora. Quando a equipe sentiu o faturamento crescer, comprou esse modelo”, diz Felipe Gonçalves, da Anjos Colchões & Sofás.


A necessidade de digitalização seguirá presente para o pequeno varejista, mas a conexão humana com o consumidor também ganha espaço no físico depois da Covid-19, desde que em ambiente seguro, afirma Marilia Borges, analista sênior de varejo da Euromonitor, empresa que realiza pesquisas de mercado.

O contato pessoal com o consumidor e a possibilidade de tirar dúvidas são uma grande vantagem competitiva do pequeno, mas é preciso garantir que o cliente tenha a mesma experiência em todos os canais de atendimento, diz Fernanda Bromfman, gerente de varejo para pequenas e médias empresas do Google.

“O mesmo cuidado que você sente na loja física precisa ser transmitido também na mensagem online”,afirma Bromfman.

No caso da Mesa 3, rotisseria com loja e fábrica em São Paulo, a linguagem visual passa por esse processo. “Ela é estrutural para a gente conseguir traduzir o trabalho manual que fazemos. Tudo passa por isso: fotos, embalagens, site e Instagram. É uma voz que se multiplica por diversas frentes”, diz Valentina Soares, responsável pela comunicação visual da empresa.

Com a chegada da pandemia, a marca acelerou o lançamento de seu ecommerce e intensificou o trabalho nas redes sociais e WhatsApp. Essas ferramentas digitais, além de segurarem o faturamento na quarentena, trouxeram uma nova dinâmica ao negócio.

“Com a baixa demanda física, funcionários fazem também o atendimento do site. Mas a gente sente que está apertado para a equipe. Estamos estudando uma alternativa”, diz.

Para Enio Pinto, do Sebrae, à medida que um pequeno negócio começa a se expandir, ele deve procurar soluções que ajudem na automação de processos.

Uma dessas ferramentas é o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), sistema que armazena o histórico do cliente com a marca e auxilia nas vendas digitais ativas em maior escala, de forma personalizada.

“Por exemplo, se você é dentista, o CRM vai enviar um email ao paciente lembrando que já faz um ano que ele fez a última visita”, diz. O sistema pode custar a partir de R$ 50 ao mês, a depender da funcionalidade.

“Depois da pandemia, muitas empresas que já tinham uma presença digital vão sentir a necessidade de profissionalizar cada vez mais essa atuação”, afirma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.