Franquias de entretenimento e lazer crescem com produtos infantis

Criamigos, de pelúcias personalizadas, expande com hotel e parque temático infantil

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São Paulo

As franquias de entretenimento e lazer faturaram R$ 688 milhões no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 19,6% em relação ao mesmo período de 2023.

A alta está em linha com o mercado de franchising como um todo, que teve expansão de 19,1% no mesmo período. Os dados são da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

"Depois da retomada pós-pandemia, o franchising como um todo expandiu para diferentes fronteiras, e o setor de entretenimento e lazer ganhou marcas que não operavam por meio do modelo de franquias", afirma Eduardo Santinoni, diretor-adjunto de expansão da ABF.

Uma pessoa de costas, vestindo um casaco laranja e verde, está em uma loja de brinquedos olhando para uma prateleira cheia de pelúcias. A pessoa carrega um ursinho de pelúcia nas costas. Acima da prateleira, há duas placas: uma verde com o número 1 e a palavra 'Escolha' e outra marrom com o número 2 e a palavra 'Personalize'. Há várias pelúcias de diferentes animais e personagens na prateleira e no balcão abaixo.
Estação de personalização de pelúcias da Criamigos, em Gramado (RS) - Carlos Macedo/Carlos Macedo/Folhapress

De acordo com ele, tendências de comportamento e consumo também beneficiam o setor. "A economia circular pode gerar oportunidades de crescimento em entretenimento e lazer. Tem a locação de brinquedos grandes para festas, aluguel de brinquedos mais caros por um período, para que depois não fiquem parados em casa."

O apelo afetivo é outra característica que contribui para a expansão, diz Marcelo Toledo, professor e supervisor de marketing da ESPM.

"Franquias relacionadas aos mercados pet e infantil estão crescendo bastante, porque a sensibilidade e a resistência dos consumidores para o preço é muito menor quando se trata de um filho ou de um animal de estimação do que quando é algo para si", afirma.

A Criamigos, oficina de pelúcias personalizadas fundada em Gramado (RS), em 2016, aposta nesses fatores. Segundo Veronicah Sella, 35, sócia e CEO, 80% do negócio estão na experiência de criação dos bichinhos, e os outros 20%, no produto em si.

Para ganhar seu brinquedo, a criança passa por um percurso, que dura 20 minutos.

"Na primeira estação é feita a escolha do novo amigo, podendo ser urso, cachorro, unicórnio, entre outros. Depois a criança pode colocar voz, o que deixa mais personalizado. É uma estação mágica, porque pode ser a voz da criança, dos pais, de alguém que faleceu. Na terceira, a brincadeira é muito legal, porque tem uma cerimônia para encher o urso. Tem que pular, dar uma voltinha e fazer um pedido especial."

Depois, a criança ainda pode escolher roupa, sapato e acessórios. Por fim, o bichinho ganha uma certidão de nascimento. Veronicah afirma que é possível criar uma pelúcia por a partir de R$ 79,90. Uma com todos os acessórios custa, em média, R$ 350.

Com oito anos de operação, a empresa tem hoje 74 lojas, sendo 4 próprias e 70 franquias. Em julho, Veronicah e sua sócia, Natiele Krasmann, vão inaugurar, em Gramado, o Mundo Criamigos, hotel temático para crianças. Elas ainda pretendem lançar em novembro um parque de diversões.

"Na pandemia, entendemos que precisávamos expandir essa experiência e fomos para o ambiente online com o Clubinho Criamigos, desenho animado disponível no YouTube que já alcançou mais de 20 milhões de visualizações. Agora estamos indo para o setor de hotelaria", diz Veronicha.

Para Toledo, da ESPM, franquias do setor têm mais chances de captar clientes por meio das redes sociais, porque podem "mostrar algo divertido" e "fazer o público desejar aquela festa, aquele brinquedo ou aquela situação".

Segundo a CEO, os franqueados fazem parte do novo empreendimento de diferentes formas, como venda de ingressos e hospedagem. Elas também abriram cotas, e quatro franqueadas estão investindo no hotel. "Estamos pensando no ecossistema, porque se eles entenderem que a novidade vem para fortalecer a marca, vamos beneficiar todo mundo", diz.

Segundo Toledo, uma forma de avaliar se vale a pena investir em uma franquia é justamente observar investimentos do dono na marca.


Criamigos
Investimento inicial: de R$ 350 mil a 400 mil (lojas), R$ 250 mil (quiosques)
Prazo de retorno: 18 a 20 meses

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