Descrição de chapéu sustentabilidade

Aplicativos vendem produtos perto de vencer com descontos de até 80%

Marketplaces prometem relação de ganha-ganha para consumidor, varejos, indústrias e distribuidores

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São Paulo

A perda do poder de compra do brasileiro na pandemia está impulsionando marketplaces que disponibilizam ofertas de produtos próximos do vencimento e com descontos de até 80%.

Atentas aos efeitos da crise no bolso do consumidor, essas empresas prometem uma relação de ganha-ganha para o cliente, que pode comprar mais barato, e para a indústria ou distribuidor, que passa a contar com a receita de itens que seriam descartados.

“Em uma visita a um centro de distribuição antes da pandemia, fiquei impressionado com o chamado corredor da quarentena. Era um espaço cheio de produtos a 30 dias do vencimento que seriam incinerados ou levados para aterro sanitário”, diz Luis Borba, 27, fundador do SuperOpa.

O fundador e diretor-executivo da SuperOpa, Luis Borba
O fundador e diretor-executivo da SuperOpa, Luis Borba - Divulgação

Foi assim que ele teve a ideia de fundar, em 2018, o marketplace que reúne ofertas de alimentos, bebidas e produtos de saúde e bem-estar com descontos que podem chegar a 70%. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

A plataforma conecta varejistas e distribuidoras ao consumidor final, permitindo a comercialização de produtos que, segundo Borba, não chegariam às prateleiras dos mercados por causa da data do vencimento. O aplicativo gera um desconto progressivo, que vai aumentando conforme a data limite se aproxima.

Os itens perto de vencer e que estão em boas condições recebem um selo de sustentabilidade. A estratégia, diz Borba, transmite uma imagem positiva às mercadorias. “Além disso, o selo desperta no cidadão a consciência de fazer algo bom para o ambiente.”

Para concluir a compra no SuperOpa, o consumidor precisa atingir um valor mínimo que varia segundo a categoria do item. No caso dos alimentos, por exemplo, o pedido mínimo é de R$ 120. Para chegar ao valor, o consumidor pode complementar o carrinho com produtos que não estão próximos do vencimento.

Segundo Borba, o preço mínimo é necessário para viabilizar a logística. As mercadorias saem de centros de distribuição em entregas roteirizadas e podem precisar de compartimentos refrigerados.

Hoje o SuperOpa já opera em mais de 500 cidades de São Paulo e do interior do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Segundo Flavia Nunes, especialista da Complement Consultoria & Marketing, que atua nas áreas de prevenção de perdas, gestão e processos, os marketplaces que comercializam produtos próximos do vencimento exigem mais atenção do consumidor.

No caso de produtos de higiene ou de bem-estar, como xampus ou cremes, ela orienta a compra com pelo menos 45 dias antes do vencimento para que se tenha tempo hábil de utilização.

De acordo com Nunes, há empresas que usam os marketplaces para comercializar produtos que não têm saída fácil. “Muitas vezes são mercadorias que o marketing não correspondeu ou que não tiveram o preço considerado justo pelo público. Sobraram, e, em uma nova ação, foram reintegrados na cadeia”, afirma.

O empreendedor Daniel Neuman, 46, sócio da b4waste, afirma que o marketplace ajuda a combater o desperdício. Na plataforma, o desconto mínimo para produtos próximos da validade é de 50% —mas pode chegar a 70%. O aplicativo também está disponível para Android e iOS.

A empresa trabalha com itens de alimentação, limpeza e cosméticos. Fundada em fevereiro deste ano, tem atuação restrita à cidade de São Paulo.

De acordo com Neuman, com a comercialização dos produtos que seriam descartados, os varejistas geram um caixa até então inexistente, além de atrair novos clientes para os seus pontos de venda.

“Um varejista transforma suas perdas em receita usando o aplicativo. No caso de uma rede de supermercados, a economia pode superar a casa de milhões”, afirma.

Os sócios da b4waste Luciano Kleiman, Daniel Neuman e Hyung Jun Kim
Os sócios da b4waste Luciano Kleiman, Daniel Neuman e Hyung Jun Kim - Divulgação

Diferentemente da SuperOpa, a b4waste não define preço mínimo para as compras —o consumidor pode pagar taxa de entrega ou retirar diretamente no varejista em que efetuou a compra.

Os estabelecimentos indicam quais produtos estão com o prazo de validade se esgotando e fazem atualizações diariamente. Segundo Neuman, a b4waste tem crescido, em média, 60% ao mês.

Além da explosão das vendas de ecommerce na pandemia, a inflação alta favorece esse tipo de iniciativa, segundo Juliana Berbert, consultora do Sebrae-SP. Ela aponta fatores como o aumento na conta de luz, o encarecimento de alimentos e da cesta básica.

“Muitas vezes o empreendedor não consegue fazer o repasse de preço. Por isso, toda iniciativa que minimize esse impacto é bem-vinda”, diz Berbert. “Se a empresa tem acesso a insumo mais barato, sabendo que vai conseguir aproveitar dentro do prazo de validade, é excelente porque diminui o custo da mercadoria e pode repassar ao cliente”.

Esse tipo de negócio favorece principalmente os pequenos empreendedores porque, segundo Berbert, como eles compram menos, têm mais dificuldade em barganhar preços com a indústria.

Além de marketplaces que conectam distribuidores ao consumidor final, já existem plataformas que fazem o meio de campo entre os pequenos varejistas e a indústria.

É o caso da Souk, que conta com 22 mil varejistas cadastrados em todo o país, segundo Roberto Angelino Filho, 48, diretor-executivo.

O diretor-executivo da Souk, Roberto Angelino Filho, mostra tela do aplicativo
O diretor-executivo da Souk, Roberto Angelino Filho, mostra tela do aplicativo - Keiny Andrade/Folhapress
Criada em 2018 com o objetivo de agilizar a distribuição de produtos perto do vencimento, hoje a Souk também vende mercadorias que não têm essa característica.

A negociação funciona no sistema de leilão holandês —ou antileilão—, em que o preço vai baixando até que o varejista esteja disposto a comprar. Na Souk os descontos podem chegar a 80%, segundo Angelino Filho. O marketplace conta com marcas como Seara e Forno de Minas.

“O sistema dá empoderamento aos varejistas, já que conseguem negociar diretamente com a indústria por meio de um sistema de leilão que está disponível 24 horas e sete dias por semana”, diz Angelino Filho. O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.

Segundo o empreendedor, 27% dos lances são feitos fora do horário comercial, o que impulsiona as vendas da indústria e traz comodidade aos varejistas. "O que é uma data de vencimento crítica para a indústria, necessariamente, não é também para o varejo. E a plataforma permite a negociação entre as duas partes", diz.

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