Tribunal confirma eleição de candidato a presidente mais votado no Haiti

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
DE SÃO PAULO

Jovenel Moise foi confirmado nesta terça-feira (3) por um tribunal eleitoral como presidente eleito do Haiti.

Em 20 de novembro de 2016, ele obteve 55,6% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais, mas alegações de fraude em larga escala bloqueavam desde então o processo de transição no Executivo do país caribenho.

Os juízes que analisaram o caso encontraram irregularidades pontuais no pleito, mas não em dimensões suficientes para alterar o resultado da votação. Eles analisaram 12% das urnas.

Moise, 48, é um empresário do norte do Haiti que foi escolhido pelo ex-presidente Michel Martelly (2011-2016) para liderar a chapa de seu partido, o Tet Kale. Ele derrotou 26 oponentes no primeiro turno –em que se registrou um grau de comparecimento de apenas 21%. Os adversários questionaram a apuração.

Após o anúncio da confirmação de Moise, partidários de Maryse Narcisse, candidata derrotada da legenda Fanmi Lavalas, fizeram manifestações de protesto, enquanto eleitores do vencedor comemoraram. Não há registro de confrontos.

A trilha do empresário até o poder foi tortuosa. Autoridades eleitorais chegaram a anular uma eleição de outubro de 2015 em que ele já havia triunfado. Na ocasião, uma comissão especial encontrou indícios significativos de fraude. O país é comandado desde fevereiro de 2016 pelo interino Jocelerme Privert.

Moise deve assumir em 7 de fevereiro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.