Tony Blair diz que países europeus podem fazer acordo para evitar 'brexit'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em artigo divulgado neste sábado (15), o ex-premiê britânico Tony Blair disse que a União Europeia poderia rever as regras de circulação de pessoas de modo a encontrar uma saída para que o Reino Unido possa permanecer no bloco.

"Os líderes europeus estão dispostos a considerar mudanças para acomodar o Reino Unido, inclusive na liberdade de circulação", escreve Blair em artigo publicado pelo seu Instituto para Mudança Global.

Para Blair, trabalhista que chefiou o governo de 1997 a 2007, a eleição do presidente francês Emmanuel Macron colocou as reformas na UE na mesa, o que significa que o Reino Unido e o bloco poderiam chegar a um "meio termo".

"A oposição à livre circulação de pessoas é muito marcada por nuances. A França e a Alemanha compartilham algumas das preocupações britânicas, especialmente sobre imigração", escreve o ex-premiê.

Blair lamenta, no texto, que a atual primeira-ministra, a conservadora Theresa May, não queira explorar alternativas, como permanecer em uma UE reformada.

"Acho necessário que [o "brexit"] não ocorra porque todos os dias surgem evidências de que será danoso economicamente", disse Blair, em entrevista.

Os britânicos votaram majoritariamente para deixar a União Europeia em um plebiscito em junho de 2016. O país tem dois anos para completar o processo de dissociação.

Os comentários de Blair vão contra a posição dos negociadores da UE. Eles defendem não ser possível manter o acesso ao mercado comum europeu sem aceitar a liberdade de movimento entre os países.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.