Descrição de chapéu Brics

Repórter chinesa revira os olhos e chama a atenção em reunião do Parlamento

Jornalista reagiu com espontaneidade a pergunta chapa-branca de colega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | Reuters

O momento em que uma repórter chinesa revira os olhos durante uma pergunta de uma colega chamou a atenção na semana da reunião anual do Parlamento chinês. O vídeo do incidente viralizou nas redes sociais do país antes de ser censurado.

Durante uma entrevista coletiva paralela às sessões do Parlamento, em que autoridades costumam responder a perguntas pré-aprovadas de jornalistas, a repórter Liang Xiangyi mostrou seu desdém durante a pergunta de uma colega sobre investimentos do Estado.

Liang, ao lado da colega Zhang Huijun, a olhou de cima a baixo e revirou os olhos enquanto Zhang fazia um longo questionamento chapa-branca a um funcionário do governo sobre a iniciativa "Um cinturão, uma rota".

​Zhang trabalha para a American Multimedia Television, rede baseada em Londres que era ligada à TV estatal chinesa CCTV. Já Liang trabalha para o veículo financeiro Yicai.

Com transmissão nacional ao vivo, o incidente foi visto por milhões e gerou gifs, vídeos e paródias nas redes sociais chinesas, boa parte dos quais foram depois removidos.

Muitos chineses disseram ser este o momento mais interessante até agora da reunião do Parlamento, que costuma apenas dar aval às decisões tomadas no Congresso do Partido Comunista chinês. 

No domingo (11), o órgão autorizou o fim do limite à reeleição, abrindo caminho para que o presidente Xi Jinping fique no cargo para além de seu segundo mandato, que termina em 2023.

Um funcionário do Yicai, que não quis se identificar, disse à agência Reuters que Liang tinha sido temporariamente retirada da cobertura do Parlamento. Liang e Zhang não foram encontradas pela Reuters para comentar o assunto e seus empregadores não comentaram.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.