Encontro de líderes coreanos terá macarrão feito em máquina norte-coreana

Refeição de Kim Jong-un e Moon Jae-in também terá batatas rosti, especialidade suíça

Musse de manga enfeitada com mapa das Coreias que será servida em cumbuca de madeira a ser quebrada no encontro dos líderes coreanos
Musse de manga enfeitada com mapa das Coreias que será servida em casca de madeira a ser quebrada no encontro dos líderes coreanos - Casa Azul/AFP
 
Seul | Reuters

O menu do encontro entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, terá macarrão frio ao estilo norte-coreano, ou naengmyeom, batatas rosti e peixe assado, anunciou nesta terça-feira (24) a presidência sul-coreana.

O chef do restaurante norte-coreano Okryu Gwan, famoso pelo macarrão frio, vai à vila de Panmunjom, na fronteira entre as Coreias, onde acontecerá o encontro, para fazer o prato. O macarrão será feito na hora em uma máquina levada especialmente ao local para o evento.

As batatas rosti, que também estarão no menu, são uma homenagem à infância de Kim, que teria estudado na Suíça —essa informação, porém, nunca foi confirmada oficialmente pela Coreia do Norte.

Os líderes das duas Coreias também comerão peixe assado e tomarão vinho de azaleias, além do licor conhecido como munbaeju, originário do norte mas hoje produzido na Coreia do Sul.

A sobremesa será uma musse de manga servida em uma cumbuca de madeira a ser quebrada com um martelo —a cumbuca é um símbolo das hostilidades entre os países na Guerra Fria.

​Nesta sexta-feira (27), Kim será o primeiro líder norte-coreano a pisar na Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953). Será a primeira cúpula dos dois países em uma década e a primeira com Kim, que herdou o poder com a morte do pai, Kim Jong-il, em 2011.

O encontro antecede a esperada reunião entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump, em data e local a serem definidos, ainda no primeiro semestre.

Na sexta-feira (20), a Coreia do Norte anunciou a suspensão dos testes nucleares e de lançamentos de mísseis de longo alcance e afirmou que tem planos para encerrar as instalações de testes nucleares.

Nos últimos meses, a Coreia do Norte retomou e intensificou o diálogo com a Coreia do Sul, o que culminou no histórico envio de atletas para a Olimpíada de Inverno no país vizinho, em fevereiro. 

Essas negociações abriram a porta para contatos com os EUA, cada vez mais frequentes.

Na semana passada, foi revelado que o ex-diretor da CIA e indicado por Donald Trump para ocupar o posto de secretário de Estado, Mike Pompeo, se reuniu com Kim no feriado de Páscoa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.