Trump diz que usará militares para proteger fronteira com México

Presidente não especifica contingente a ser deslocado para região

Migrantes centro-americanos esperam por comida em Matias Romero, no México, enquanto participam de caravana até a fronteira com os EUA - Jose de Jesus Cortes - 2.abr.2018/Reuters
Estelita Hass Carazzai
Washington | Reuters

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta terça (3) que quer colocar militares para vigiar a fronteira dos Estados Unidos com o México, até que o muro que prometeu ampliar entre os dois países seja erguido.

"Temos leis muito ruins para a nossa fronteira", declarou. "Até que tenhamos um muro e segurança apropriados, vamos proteger nossas fronteiras com militares."

Trump não deu detalhes da medida nem disse quantos soldados seriam empregados no esforço. Mas informou que o governo e o Departamento de Defesa debatem o tema.

Os EUA têm cerca de 3.000 km de fronteira com o México, sendo que um terço dessa extensão já tem algum tipo de barreira física. Parte do trecho onde Trump pretende construir o muro é inóspito, com desertos, reservas florestais, rios e penhascos.

A título de comparação, o Brasil tem quase 17 mil quilômetros de fronteira. 

Reportagem da Folha mostrou que o fluxo de imigrantes na fronteira com o México voltou a subir nos últimos seis meses. A maioria hoje entra pelo rio e não pelo deserto do Arizona, antes a principal porta para os EUA.

Trump pretende aumentar as barreiras físicas na região, mas também se queixa das leis de imigração. "O Congresso precisa agir e criar leis poderosas, como há em outros países", declarou.

ESCALADA

A proposta desta terça surge após uma sequência de declarações que reforçam o cerco de Trump contra a imigração ilegal, à qual ele atribui o aumento da criminalidade por gangues e traficantes, a entrada de drogas nos EUA e a perda de empregos.

Nos últimos dias, o presidente disse que as leis de imigração são "uma piada de [seu antecessor Barack] Obama" e declarou que o Daca, programa que protege jovens que migraram na infância para os EUA, está "morto"

É uma inflexão após ter mostrado disposto a negociar uma solução para jovens imigrantes e que "estendia a mão aberta" para um acordo.

Nesta terça, o republicano voltou a criticar a prática do "prende e solta", segundo a qual estrangeiros têm o direito de aguardar em liberdade o julgamento de seus casos nos tribunais de imigração, permanecendo no país. 

A prática vale em especial para adolescentes e crianças detidos com ou sem os pais, que respondem por boa parte do fluxo migratório na fronteira com o México. A maioria vem de El Salvador, Honduras e Guatemala, fugida do aliciamento de gangues ou de ameaças de morte. 

"Você prende e imediatamente solta, esperando que as pessoas se apresentem anos depois à corte; mas o problema é que elas nunca voltam", afirmou Trump.

Nesta semana, o Departamento de Justiça propôs cotas de desempenho aos juízes de imigração, a fim de acelerar o andamento dos processos —evitando a permanência de imigrantes nos EUA.

MARCHA

Entidades pró-imigrantes como a Associação Americana de Advogados de Imigração criticaram a medida e disseram que ela integra a "máquina de deportação".

Trump ainda criticou uma caravana de imigrantes que atravessam o México rumo aos EUA vindos da América Central. "É melhor que parem antes de chegar aqui", declarou o presidente, para quem os EUA têm sido "muito generosos" com países que enviam milhares à fronteira.

O republicano ainda ameaçou suspender a ajuda humanitária a Honduras e pressionou autoridades do México a conterem os imigrantes.

Os grupos a que o presidente fazia referência são liderados pelo Pueblo sin Fronteras, que organiza caravanas anualmente a fim de chamar a atenção para a situação de violência que enfrenta a população da América Central. 

Apenas 10% a 15% dos participantes pedem asilo nos EUA, afirmou o coordenador Irineo Mujica Arzate a The New York Times. A maior parte permanece no México.

O grupo de cerca de 1.200 pessoas viaja junto para se proteger de aliciadores e de outras violências, diz Arzate.

Segundo autoridades do México 400 pessoas do grupo foram deportadas, mas o país "ofereceu abrigo e proteção nos casos cabíveis".

 
Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto fazia referência equivocada ao deserto do Atacama, no Chile, quando se queria falar do deserto do Arizona, nos EUA 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.