Descrição de chapéu Governo Trump

Britânicos preparam balão ao estilo Pixuleco para protestar contra Trump

Ideia é usá-lo na visita do presidente americano a Londres no mês que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Balão inflável que representa o presidente americano, Donald Trump, em Londres
Balão inflável que representa o presidente americano, Donald Trump, em Londres - Simon Dawson - 26.jan.2018/Reuters
Londres | Reuters

Críticos britânicos de Donald Trump inflaram na terça-feira (26) um bebê inflável de seis metros, com mãos pequenas e fralda, que eles esperam lançar sobre Londres para ridicularizar o presidente dos Estados Unidos quando ele estiver na cidade no próximo mês.

Trump vai se encontrar com a rainha Elizabeth e com a primeira-ministra Theresa May, que foi a primeira líder estrangeira a se encontrar com o mandatário após sua posse, em janeiro do ano passado.

Os britânicos consideram a relação próxima com os EUA (que eles chamam de relação especial), como um dos pilares de sua política externa em um momento em que o Reino Unido se prepara para deixar a União Europeia.

Mas muitas pessoas no país veem o presidente americano como alguém bruto e que se opõe aos seus valores em uma série de assuntos. Autoridades britânicas também ficaram consternadas com alguns dos pronunciamentos de Trump, particularmente o decreto anti-imigração, que proíbe a entrada nos EUA de viajantes de sete países —cinco deles de maioria muçulmana.

Os manifestantes responsáveis pelo balão (no estilo Pixuleco, o boneco gigante da caricatura do presidente Lula presidiário) levantaram quase £ 10 mil (R$ 51 mil pela cotação atual) por meio de uma vaquinha online (“crowdfunding”).

“Quando Trump visitar o Reino Unido no dia 13 de julho deste ano, nós queremos ter certeza de que ele saiba que todo o país está de olho... e rindo dele”, diz a página na internet do crowdfunding.

“Por isso um grupo de pessoas contribuiu com dinheiro suficiente para construir um balão de seis metros de altura, feito por uma empresa profissional, que sobrevoará a Praça do Parlamento durante a visita de Trump [a Londres].”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.