Mais de 11 mil cédulas de votação são roubadas no México

Caso acontece a menos de uma semana das eleições, que acontecem no domingo (1º)

Cidade do México | AFP

Mais de 11 mil cédulas de votação foram furtadas na segunda-feira (25) no México durante um roubo realizado no estado de Tabasco, no sudeste do país, informou a unidade regional do Instituto Nacional Eleitoral (INE), a apenas cinco dias das eleições.

"Cinco pacotes eleitorais com 11.025 cédulas foram roubados de maneira violenta dos funcionários do INE no estado de Tabasco por homens armados em uma estrada do município de Macuspana", afirma um comunicado da instituição.

As cédulas roubadas eram destinadas às eleições para cargos locais e federais, indicou o INE, que já solicitou a impressão de novas cédulas e reforçou as medidas de segurança para a entrega de material eleitoral.

México fará no próximo domingo (1º) eleições presidenciais, para renovar o Congresso e para outros 18 mil cargos estaduais e municipais. O favorito para vencer o pleito é o esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

O processo eleitoral bateu o recorde de violência, com mais de 100 políticos e candidatos assassinados.

Funcionários do Instituto Nacional Eleitoral cuidam de urnas que serão usadas na eleição do México
Funcionários do Instituto Nacional Eleitoral cuidam de urnas que serão usadas na eleição do México - Jose Luis Gonzalez - 25.jun.2018/Reuters
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.