Descrição de chapéu israel

Militares de Israel vão investigar morte de enfermeira em Gaza

Palestina de 21 anos teria sido morta ao correr na direção de uma vítima durante protesto

Jerusalém e Gaza | Reuters

Os militares israelenses afirmaram neste sábado (2) que estão investigando a morte de uma enfermeira palestina por parte de suas tropas na sexta-feira (1º) durante protestos na fronteira de Gaza.

Palestinos participam do funeral da enfermeira Razan al-Najar, que teria sido morta por militares israelenses em Gaza
Palestinos participam do funeral da enfermeira Razan al-Najar, que teria sido morta por militares israelenses em Gaza - Mohammed Salem/Reuters

Autoridades de saúde e testemunhas disseram que as forças israelenses mataram Razan al-Najar, 21, uma voluntária, enquanto ela corria em direção à fronteira, a leste da cidade de Khan Younis, em Gaza, na tentativa de chegar a uma vítima.

As forças israelenses disseram que militantes palestinos atacaram suas tropas ao longo da fronteira com tiros e uma granada.

Em uma nota por escrito neste sábado, os militares afirmaram que investigariam a morte de al-Najar.

Milhares compareceram ao funeral da enfermeira em Gaza neste sábado, incluindo palestinos que ela havia tratado quando foram feridos em protestos anteriores na fronteira.

Seu corpo estava envolto em uma bandeira palestina e foi levado pelas ruas em uma maca pelas pessoas. "Com nossas almas e sangue, nós a redimimos como mártir Razan", gritavam os palestinos, enquanto o corpo era levado a sua casa para uma última despedida antes do enterro.

Moradores disseram que al-Najar era uma figura popular nos locais de protesto, e fotos que a representavam como um anjo circularam nas redes sociais palestinas.

Sua morte elevou para 119 o número de palestinos mortos em manifestações semanais iniciadas em 30 de março na faixa de Gaza, território controlado pelo grupo extremista Hamas e sujeito a embargos de israelenses e egípcios.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.