Descrição de chapéu Governo Trump

Trump diz que foto de líderes no G7 mostrou uma cena 'amigável'

Segundo Trump, não havia tensão entre ele e Angela Merkel no momento que a imagem foi feito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A foto do encontro do G7 mostra a chanceler alemã Angela Merkel e outros líderes conversando com Donald Trump
A foto do encontro do G7 mostra a chanceler alemã Angela Merkel e outros líderes conversando com Donald Trump, que afirmou que a cena foi 'amigável' - Jesco Denzel - 9.jun.2018/Bundesregierung/Reuters
São Paulo

O presidente americano Donald Trump disse nesta terça-feira (12) que a reunião com líderes do G7, que ocorreu no sábado (9), foi muito "amigável" e que "todos estavam felizes" com a situação. 

Segundo ele, a foto que viralizou do encontro —que mostra a chanceler alemã Angela Merkel e os outros líderes conversando com um Trump sentado com os braços cruzados — na realidade não foi um momento de tensão. 

"Na verdade, a foto com Angela Merkel, com quem eu me dou muito bem, onde estou sentado assim [cruza os braços]  aquela foto foi feita quando estávamos esperando o documento porque eu queria ver o documento final com as alterações que tinha pedido", disse Trump durante sua entrevista coletiva em Singapura após seu encontro com o ditador norte-coreano Kim Jong-un.  

"Eu sei que não pareceu amigável, e eu sei que foi noticiado como meio desagradável nos dois sentidos —eu com raiva dela, ela de mim—, mas na verdade nós estávamos conversando, todo o grupo, sobre algo não relacionado a tudo, de forma muito amigável, esperando que o documento voltasse para que eu pudesse lê-lo antes de sair", disse o americano, que acabou não apoiando a declaração conjunta.  

Trump também voltou a criticar o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, a quem já tinha chamado de "fraco e desonesto" após a reunião do G7.

O americano disse que logo após deixar a reunião e embarcar em seu avião em direção a Singapura, viu uma coletiva na qual o canadense afirmava que não aceitaria ser "empurrado" por Trump. "Eu pensei, como empurrado? Nós só tinhamos apertado as mãos, tudo muito simpático", disse o presidente dos EUA nesta terça. 

O encontro do G7, realizado entre sexta (8) e sábado no Canadá, terminou com Trump isolado após ele pedir mudanças no texto final e depois se recusar a assinar o documento. A tensão da reunião acabou sendo simbolizada na foto feita pelo fotógrafo Jesco Denzel, que trabalha para o governo alemão.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.