Prefeitura de Londres permite protesto com 'bebê Trump' gigante

Ato ocorrerá durante visita do presidente americano à capital britânica, semana que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boneco inflável de Donald Trump bebê é inflado em Londres (Reino Unido) - Simon Dawson - 26.jun.2018/Reuters
Londres | Reuters

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou nesta quinta-feira (5) que irá permitir que manifestantes flutuem na praça do Parlamento um boneco inflável gigante que retrata o presidente Donald Trump como um bebê cor de laranja.

Trump chega na semana que vem e terá encontros com a rainha Elizabeth e a primeira-ministra Theresa May.

May foi o primeiro líder internacional a visitar Trump após sua eleição, no ano passado. O Reino Unido considera seus laços com os EUA com um pilar de sua política externa, enquanto se prepara para deixar a União Europeia.

Mas Trump já trocou acusações com o prefeito de Londres nas mídias sociais, especialmente depois de seus comentários sobre ataques terroristas no Reino Unido. 

"O prefeito apoia o direito a um protesto pacífico e entende que isso pode ter várias formas diferentes", disse um porta-voz de Khan. 

"Sua equipe de operações na cidade se encontrou com os organizadores [do protesto] e deu a eles permissão para usar a praça do Parlamento como ponto de partida para o dirigível." 

O porta-voz disse, no entanto, que os manifestantes ainda vão ter de obter autorização da polícia e de autoridades de tráfego aéreo para levantar o balão de seis metros de altura. 

Os manifestantes, que se descrevem como ativistas antifascistas, disseram que inicialmente a prefeitura não reconhecia o "Bebê Trump" como um protesto legítimo.

"Mas após uma onda de apoio público para nosso plano, parece que a prefeitura redescobriu seu senso se humor",  afirmou em nota o ativista Leo Murray. "O Bebê Trump vai voar!".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.