Reino Unido anuncia multa a Facebook por vazamento da Cambridge Analytica

Autoridades estabelecem multa de £ 500 mil, mas decisão pode ser revisada em negociação

Símbolo azul do Facebook aparece na tela de um tablet abaixo do nome Cambridge Analytica, em letras verdes e fundo prateado
Símbolo do Facebook é visto ao lado do nome da consultora Cambridge Anayltica em seu antigo escritório em Londres - Daniel Leal-Olivas - 21.mar.18/AFP
São Paulo

As autoridades do Reino Unido anunciaram nesta terça-feira (10) que multarão o Facebook pela exposição irregular de dados dos usuários da rede social à Cambridge Analytica, consultora que atuou na estratégia digital das campanhas da eleição de Donald Trump e do plebiscito do 'brexit', ambos em 2016.

Para o Escritório do Comissionado de Informação (ICO, na sigla em inglês), a empresa foi negligente ao não impedir a empresa de tentar manipular a opinião pública nas votações.

"O Facebook não foi suficientemente transparente com os usuários para que entendam como e por que eles poderiam ser alvo de propaganda política ou campanha", disse a comissária do órgão britânico, Elizabeth Denham, que cita entre as falhas a cessão por parte da rede social dos dados à consultora, que pôde acessá-los até 2015.

O ICO estabeleceu como multa £ 500 mil (R$ 2,6 milhões), valor mais alto previsto na legislação, mas que pode ser revisado em negociação com a empresa. Os ex-presidentes da Cambridge Analytica também deverão ser punidos.

O Facebook não comentou se pretende recorrer da multa. Em nota nesta terça, a diretora de política de privacidade, Erin Egan, reconheceu que a companhia poderia ter feito mais para investigar a consultora e tomar providências em 2015.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.