Descrição de chapéu Governo Trump

Advogado da Casa Branca depôs por 30 horas sobre interferência russa

Segundo o jornal The New York Times, Donald McGahn decidiu cooperar com a investigação

Washington | AFP e Reuters

O principal advogado da Casa Branca cooperou longamente com o procurador especial que investiga a interferência russa na eleição de 2016, compartilhando detalhes dos principais episódios do inquérito, que tenta estabelecer se o presidente Donald Trump obstruiu a justiça, informou o jornal The New York Times neste sábado (18).

Citando uma dezena de atuais e ex-funcionários da Casa Branca e outros pessoas informadas sobre o assunto, o jornal disse que Donald McGahn, compartilhou uma série de informações, algumas das quais os investigadores não teriam conhecimento de outra forma.

O conselheiro da Casa Branca, Don McGahn, aparece ao fundo durante reunião com o presidente Donald Trump
O conselheiro da Casa Branca, Don McGahn, aparece ao fundo durante reunião com o presidente Donald Trump - Jonathan Ernst - 21.jun.2018/Reuters

Ele teria feito ao menos três depoimentos ao procurador especial Robert Mueller, que juntos duraram mais de 30 horas. 

Na noite de sábado, o advogado de McGahn confirmou que o conselho da Casa Branca havia cooperado com a equipe de Mueller. "O Sr. McGahn respondeu às perguntas da equipe do Conselho Especial de forma convincente e honesta", disse William Burck, explicando que o presidente não pediu a McGahn que se abstenha de discutir qualquer assunto.

Também no sábado, o próprio Trump disse que ele havia encorajado McGahn e a equipe da Casa Branca a cooperar com os investigadores.

"Eu permiti que o Conselheiro da Casa Branca, Don McGahn, e todos os outros membros solicitados da Casa Branca, cooperassem totalmente com o Conselho Especial", Trump twittou.

"Além disso, entregamos prontamente mais de um milhão de páginas de documentos. Mais transparente na história. Sem conluio, sem obstrução. Caça às bruxas!"

Trump vê a investigação liderada por Mueller como um obstáculo à sua Presidência, e tem repetidamente pressionado para que ela termine.

As informações fornecidas por McGahn incluíram as tentativas do presidente de demitir Mueller e os comentários e ações de Trump durante sua demissão do diretor do FBI, James Comey.

O jornal disse que não está claro se Trump sabia da extensão da cooperação de McGahn, observando que é raro um advogado ser tão aberto com os investigadores.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.