Descrição de chapéu Governo Trump

Trump diz que secretário de Justiça deveria investigar artigo do NYT

Jornal publicou texto anônimo em que funcionário do alto escalão critica o presidente

Júlia Zaremba
Washington

O presidente americano Donald Trump afirmou nesta sexta (7) que o secretário de Justiça, Jeff Sessions, deveria investigar quem é o autor por trás do artigo de opinião publicado no The New York Times na última quarta (5).

O presidente Trump fala a repórteres no Air Force One durante viagem ao estado de Dakota do Norte nesta sexta (7)
O presidente Trump fala a repórteres no Air Force One durante viagem ao estado de Dakota do Norte nesta sexta (7) - Nicholas Kamm/AFP

No texto, um suposto membro do alto escalão do governo afirma que existe uma “resistência silenciosa” na administração formada por “pessoas que têm escolhido colocar o país em primeiro lugar” e “tentam fazer o certo” apesar do caos.

A declaração do republicano foi feita durante viagem para a cidade de Fargo, na Dakota do Norte. "Eu diria que Jeff Sessions deveria estar investigando quem é o autor daquele artigo porque eu realmente acredito na segurança nacional", disse. Trump também disse que considerava tomar ações contra o jornal.

O artigo foi publicado um dia após a divulgação de trechos de “Fear”, novo livro do jornalista Bob Woodward sobre os bastidores do governo Trump.

A obra revela, entre outras coisas, que assessores escondem documentos delicados para que o republicano não os assine, alegando que assim preservam a segurança e a economia dos EUA.

Na noite de quarta, o presidente tuitou a pergunta “TRAIÇÃO?”, após chamar o autor anônimo de covarde e mentiroso, e pediu que o New York Times revelasse sua identidade.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, pediu para os veículos de imprensa pararem de especular e sugeriu que os curiosos liguem para a seção de opinião do jornal, “cúmplices desse ato traiçoeiro”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.