Espanha resgata transexuais brasileiros obrigados a se prostituírem no país

Rede de exploração sexual foi desmantelada após denúncia e 13 suspeitos foram presos

Madri | AFP

A polícia espanhola anunciou nesta quarta-feira (31) que resgatou 15 jovens transexuais brasileiros obrigados a se prostituir por meio de uma rede de tráfico sexual no país europeu.

A operação resultou na prisão, em várias cidades, de 13 suspeitos, informou a polícia em um comunicado.

O "grupo criminoso era liderado por uma pessoa de nacionalidade brasileira, que, da Espanha, e ajudada por alguns colaboradores, capturava no Brasil jovens em situação econômica precária", afirmou a polícia.

"Mais tarde, eram levados para a Espanha sob falsos pretextos para acabar se prostituindo em um apartamento pertencente ao principal investigado, localizado no centro da capital de Múrcia [na região sudeste do país]", acrescentou.

Imagem divulgada pela polícia da Espanha mostra prisão de suspeito de integrar rede de exploração de transexuais brasileiros
Imagem divulgada pela polícia da Espanha mostra prisão de suspeito de integrar rede de exploração de transexuais brasileiros - Reprodução/Facebook/Polícia Nacional da Espanha

Segundo o órgão de segurança, a rede os obrigava a consumir e vender drogas e "às vezes ficavam presos nos quartos, impedidos de sair, e eram submetidos a contínuas ameaças graves e até mesmo a agressões físicas".

A investigação começou quando uma das vítimas fez uma denúncia em uma delegacia de polícia de Múrcia. 

Os 13 presos têm entre 19 e 60 anos e são de nacionalidade brasileira, colombiana, peruana, romena e espanhola. Nove deles foram libertados sob fiança, enquanto a investigação continua.

Também foram apreendidos, em apartamentos de Múrcia, objetos relacionados a magia negra, que, segundo a polícia espanhola, eram usados para coagir as vítimas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.