Rubens Ricupero recebe prêmio na Academia Brasileira de Letras

Em solenidade, diplomata homenageou Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, morto em agosto

Ricupero aparece de perfil, no acesso à igreja
O economista e diplomata Rubens Ricupero chega à cerimônia inter-religiosa do sétimo dia da morte de Otavio Frias Filho, na igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em São Paulo - Eduardo Knapp - 27.ago.18/Folhapress
Rio de Janeiro

O professor e diplomata Rubens Ricupero, 81, recebeu nesta terça (2) o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes na Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo livro "A Diplomacia na Construção do Brasil: 1750-2016" (Versal Editores).

Na solenidade no salão nobre da ABL, no centro do Rio, Ricupero homenageou Otavio Frias Filho (1957-2018), diretor de Redação da Folha, morto em 21 de agosto.

A homenagem, explicou, vem do fato de a obra premiada —que se debruça sobre a história diplomática do país— resultar de um almoço em 2010: "Passamos quase o tempo todo a discutir política externa brasileira".

Ricupero disse à plateia que, no almoço, defendeu a ideia de que o Brasil se destinava a ser uma potência paradoxalmente sem poder, "ao menos o poder duro das bombas atômicas, das armas em destruição em massa, dos assassinatos com drones, das sanções econômicas", mas com vocação para projetar influência por meio do poder de negociação e conciliação.

Apesar de sair do almoço "com a impressão de que não tinha convencido ninguém", Ricupero foi surpreendido depois pelo pedido de explicações de um leitor sobre uma citação feita por Otavio numa coluna na Folha a respeito da argumentação do professor. Surgiu, então, a ideia do livro.

"O Otavinho não se satisfazia facilmente com qualquer argumentação. Fiquei surpreso quando descobri que ele aceitava esse argumento", contou o ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda (1993-94) e ex-secretário-geral da Conferência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad). 

"Eu me emociono por não ter tido tempo de entregar o livro ao Otavio."

A Diplomacia na Construção do Brasil: 1750-2016

  • Preço R$ 89,90 (784 págs.)
  • Autor Rubens Ricupero
  • Editora Versal
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.