Folha realiza evento para marcar aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Documento que garantiu avanços no acesso à saúde e educação no mundo completa 70 anos

São Paulo

Folha realiza, na próxima segunda-feira (26), um seminário para discutir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e seus efeitos nos 70 anos da existência do documento.

Os 30 artigos da declaração, adotados pela ONU em 1948, foram responsáveis por inúmeros avanços na defesa de direitos básicos e acesso à saúde e educação em diversas partes do mundo.

Reunião em Paris da então recém-criada ONU que aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948
Reunião em Paris da então recém-criada ONU que aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro de 1948 - AFP

Na avaliação de especialistas, porém, a configuração atual da política internacional apresenta ameaças aos princípios presentes no documento.

A relação entre voto e direitos humanos será o tema da primeira mesa do seminário, que contará com a participação de Demétrio Magnoli, colunista da Folha, de Deisy Ventura, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, e de Pedro Abramovay, diretor do Programa América Latina da Open Society Foundations.

No segundo painel, especialistas discutem a crise dos refugiados como um dos reflexos do colapso dos direitos humanos. Participam dessa discussão Camila Lissa Asano, coordenadora de programas da Conectas, Maria Beatriz Nogueira, chefe do escritório da Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) em São Paulo, e Prudence Kalambay Libonza, refugiada da República Democrática do Congo que vive há dez anos no Brasil.

O evento acontece no auditório do jornal (al. Barão de Limeira, 425), a partir das 19h.

A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no site Folha Eventos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.