Incêndio na Califórnia destrói estúdio de Hollywood e leva artistas a deixar casas

Kim Kardashian, Lady Gaga e Will Smith estão entre os afetados pelo fogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

As estrelas Kim Kardashian e Lady Gaga estão entre as mais de 250 mil pessoas que tiveram de abandonar suas casas em meio ao incêndio Woolsey, que destruiu uma área de 364 km² na região de Malibu, lar de estrelas do cinema e da música. 

 

Os três focos de incêndios que atingem o norte e o sul da Califórnia deixaram um rastro de destruição no estado, com ao menos 31 mortos e 228 desaparecidos. 

Kim relatou em uma rede social que deixou a casa onde vive com seu marido, o rapper Kanye West, na quinta-feira (8). No dia seguinte, ela afirmou que “ouvi que as chamas atingiram nossa propriedade, mas agora estão mais controladas”.

Em um vídeo publicado em uma de suas contas oficiais na internet, a cantora Lady Gaga afirmou que deixou sua casa em Malibu na sexta-feira (9). Ao fundo, é possível ver uma fumaça negra.

O ator Will Smith e o cineasta Guillermo del Toro também tiveram de abandonar suas casas na região.

A cantora Cher, que mora em Malibu desde 1972, afirmou que o incêndio estava próximo da sua residência, mas no momento ela não estava no local. “Casas de amigos queimaram. Eu não suporto o pensamento de não haver Malibu”, escreveu a cantora em uma rede social.

O fogo também destruiu o Paramount Ranch, estúdio que há quase cem anos abriga gravações de produções de faroeste para cinema e televisão. Recentemente, o local foi palco de filmagens das duas temporadas do seriado Westworld, do canal HBO.

A fuga em massa de milhares de moradores simultaneamente causou grandes engarrafamentos nas pequenas estradas que servem ao interior do estado —ao menos nove morreram dentro dos carros, enquanto tentavam desesperadamente escapar das chamas.

São três incêndios que ocorrem simultaneamente. O mais grave, o Camp, está localizado no norte da Califórnia —no domingo (11) ele se tornou o mais mortal da história do estado, igualando um recorde de 1933, com 29 mortos.

Ao sul, na região de Los Angeles, ocorrem outros dois incêndios, sendo o maior o Woosley, que deixou dois mortos encontrados carbonizados em um carro próximo a Malibu. O outro é o Hill, que já foi 75% controlado, segundo os bombeiros.

Os três incêndios começaram na última quinta-feira (8). Primeiramente, o Camp pela manhã (cerca de 200 km ao nordeste de San Francisco), seguido pelo Hill e pelo Woosley (cerca de 650 km ao sul).

Junto, eles já consumiram uma área de 809 km², pouco maior do que o município de Campinas, em São Paulo.

O Camp, sozinho, é responsável por 441 km² de destruição (equivalente ao município de Sorocaba), a maior parte disso em Paradise, cidade de 27 mil habitantes quase inteiramente consumida pelo fogo.

A prefeita Jody Jones foi uma das pessoas que ficou presa no trânsito durante a fuga em massa, mas conseguiu escapar ilesa para a cidade vizinha de Chico, apesar do trajeto que normalmente dura 20 minutos ter sido feito em quatro horas.

Especialista no tráfego de veículos, ela disse que o grande número de incêndios recentes no estado fizeram a prefeitura planejar uma retirada em massa caso fosse necessário, mas o plano não foi suficiente.

“Eu não acho que seja possível construir a infraestrutura necessária para fazer a retirada de toda uma cidade tão rapidamente”, disse ela ao jornal The New York Times.

O maior problema é que apenas uma estrada de quatro vias, a Skyway, liga o município ao restante do estado —situação que se repete com Malibu, ao sul, onde pessoas também enfrentaram engarrafamento durante a retirada. 

Com isso, o tráfego de carros na rodovia parou e moradores ficaram presos no meio do fogo. Um cenário semelhante já tinha acontecido em junho de 2017, durante o incêndio que atingiu o vilarejo de Pedrógão Grande, em Portugal, quando diversos carros foram encontrados carbonizados nas estradas.

Lauri Kester, outra moradora de Paradise, disse que conseguiu escapar por pouco de um destino semelhante.

“Eu tinha carros na minha frente, carros atrás de mim e chamas por todos os lados”, disse ela ao New York Times. Para escapar, Kester seguiu o conselho de um policial e abandonou o carro, fugindo a pé com o cachorro Biscuit no colo.

Outros, porém, não tiveram tanta sorte, como é o caso de Sol Bechtold, que há dias vai de hospital em hospital atrás da mãe, Joanne Caddy, 75. Ela, que não dirigia, morava sozinha em uma casa ao norte de Paradise.

“Sua mãe está em algum lugar e você não sabe onde, não sabe se ela está salva”, afirmou ele. “Eu também estou em uma nuvem negra”, disse, comparando sua situação emocional com a fumaça dos incêndios, que afetam a região. Até o momento, Joanne segue como uma das 228 pessoas desaparecidas no estado. 

Os bombeiros até o momento conseguiram conter 25% do incêndio no norte da Califórnia, que destruiu 6.453 casas, mas a previsão de um aumento dos ventos na região nesta segunda (12) pode piorar a situação.

A Califórnia vive uma onda recente de incêndios de grande proporções. Em agosto, o Mendocino Complex, também ao norte, se tornou o maior da história do estado, atingindo uma área de 1.158 km² (equivalente à cidade do Rio de Janeiro), enquanto uma série de incêndios deixou 44 mortos em 2017.

E a tendência é a situação piorar nos próximos dias, em especial no sul do estado, onde o Woosley está apenas 10% contido. A previsão do tempo para região, com clima seco e fortes ventos, pode contribuir para dificultar o trabalho, disse Ken Pimlott, chefe do Departamento de Combate a Incêndio.

“Estamos realmente apenas no meio deste evento climático prolongado, este cerco de fogo”, disse ele. “Estamos nisso para o longo prazo."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.