Polícia do Reino Unido liberta 2 suspeitos no caso dos drones em Gatwick

Casal foi interrogado por quase 36 horas, e aeroporto normalizou as atividades

Passageiros caminham em uma das saídas do aeroporto de Gatwick
Passageiros caminham em uma das saídas do aeroporto de Gatwick - Joe Newman/Xinhua
Londres | Associated Press, AFP e Reuters

A polícia britânica informou ter libertado Paul Gait, 47, e Eliane Kirk, 54,  que tinham sido presos na última sexta-feira (21)  por suposto envolvimento no “uso criminoso de drones” no aeroporto de Gatwick, em Londres, após dias de perturbações que fizeram milhares de pessoas perderem seus voos., 

A polícia de Sussex divulgou que os dois, cujas identidades foram reveladas pelo jornal Telegraph, haviam cooperado com a polícia --foram interrogados por quase 36 horas-- e não eram mais considerados suspeitos.

"Ambos colaboraram totalmente com nossas investigações, e estou convencido de que não são mais suspeitos nos incidentes com drones em Gatwick", disse o detetive-chefe Jason Tingley.

Os drones foram vistos pela primeira vez voando em torno de Gatwick, o segundo maior aeroporto do Reino Unido, na quarta-feira (19), o que obrigou o fechamento da pista e afetou mais de mil voos, provocando caos para mais de 120 mil pessoas a poucos dias do Natal. 

Uma vez que o casal foi liberado, a polícia britânica continua com as investigações para identificar quem pode ter participado das ações que levaram, só na quinta-feira (20), a mais de 50 aparições de drones na região do aeroporto.

A legislação britânica estipula que drones não podem ser usados a menos de um quilômetro de um aeroporto e não podem superar uma altitude de 122 metros.

Veículos aéreos não tripulados têm se tornado ameaça a aeroportos ao redor do mundo. No Reino Unido, o número de quase colisões entre drones privados e aeronaves mais do que triplicou entre 2015 e 2017, com 92 incidentes registrados no ano passado. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.