Polônia abandona cúpula em Israel após declaração de chanceler sobre Holocausto

País considera racista declaração de chanceler israelense; evento foi cancelado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Varsóvia | AFP

A Polônia se retirou de uma cúpula de países da Europa Central marcada para terça-feira (19) em Israel, após declarações do novo ministro das Relações Exteriores israelense sobre o papel dos poloneses no Holocausto.

O recém-nomeado ministro Israel Katz afirmou ao jornal i24 News, no domingo, que "muitos poloneses colaboraram com os nazistas e, como disse (o ex-primeiro-ministro israelense) Yitzhak Shamir, 'os poloneses sugam o antissemitismo com o leite materno'".

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki (esq.), com o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, em encontro em Varsóvia no último dia 14
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki (esq.), com o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, em encontro em Varsóvia no último dia 14 - Kacper Pempel/Reuters

Na manhã desta segunda-feira (18), o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, declarou à imprensa polonesa que esperava "uma reação firme às palavras imperdoáveis e simplesmente racistas do novo ministro das Relações Exteriores de Israel, algo que não pode ficar sem resposta".

Em seguida, a Polônia anunciou seu abandono da reunião, que reuniria os quatro países do Grupo Visegrado (Hungria, Polônia, Eslováquia e República Tcheca) com o primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu.

"As palavras do ministro das Relações Exteriores de Israel são racistas e inaceitáveis. Está claro que o nosso ministro das Relações Exteriores (Jacek Czaputowicz) não irá à cúpula", declarou Morawiecki.

O encontro será substituído por "discussões bilaterais", anunciou o primeiro-ministro tcheco, Andrej Babis.  

O porta-voz do ministério israelense das Relações Exteriores, Emmanuel Nahshon, confirmou que não haverá cúpula completa, mas disse que os primeiros-ministros húngaro, eslovaco e tcheco ainda são esperados em Israel.

"Não será chamado Visegrado, porque requer a presença de todos os quatro (países). Será uma cúpula com membros do grupo Visegrado", disse ele à agência de notícias France Presse.

A tensão entre Polônia e Israel começou na semana passada, quando Netanyahu falou sobre o papel dos poloneses no Holocausto a jornalistas israelenses que o acompanhavam a Varsóvia para uma conferência sobre o Oriente Médio. 

No domingo, a Polônia anunciou que Morawiecki não iria a Israel para a reunião do grupo Visegrado e seria substituído por seu ministro das Relações Exteriores.

Netanyahu se justificou na sexta-feira, dizendo que a imprensa de seu país tinha deturpado suas observações sobre a responsabilidade de poloneses em crimes nazistas contra os judeus. O premiê "falou sobre poloneses, não sobre o povo polonês ou sobre a Polônia", afirmou seu gabinete.

​No ano passado, as relações entre os dois países também foram abaladas por uma polêmica lei polonesa que foi interpretada em Israel e nos Estados Unidos como uma tentativa implícita de evitar que sobreviventes do Holocausto falassem dos crimes dos poloneses contra eles. 

A Polônia justificou que a lei tinha o objetivo de defender a imagem do país e dos poloneses durante a Segunda Guerra Mundial, mas acabou por alterá-la.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.