Descrição de chapéu

Em uma nova fase para o país, Japão evolui da era Heisei para a Reiwa

Imperador abdicará e príncipe herdeiro irá ascender ao trono imperial em 1º de maio

O imperador Akihito e a imperatriz Michiko acenam em visita a Mie, no Japão - Kazuhiro Nogi - 18.abr.2019/AFP
Yasushi Noguchi

​No Japão, no dia 30 de abril, a Sua Majestade o Imperador irá abdicar e, no dia 1º de maio, Sua Alteza Imperial o Príncipe Herdeiro irá ascender ao trono imperial. Então a era Heisei se findará e se iniciará a era Reiwa

A Sua Majestade o Imperador e a Imperatriz, incluindo o período em que ele era o Príncipe Herdeiro, já estiveram no Brasil por três vezes. Nessas ocasiões, trouxeram palavras de incentivo aos imigrantes japoneses e estreitaram os laços de amizade entre o Japão e o Brasil.

A era Heisei foi marcada por tragédias naturais, como o grande terremoto de Hanshin e Awaji, em 1995, e o grande terremoto do Leste do Japão, em 2011. Em meio a essas adversidades, a Sua Majestade o Imperador e a Imperatriz se preocuparam com a prestação de socorro às áreas atingidas e visitaram os locais afetados e, compadecendo-se das vítimas, levaram palavras de encorajamento.

Um fato registrado na memória de muitos é a visita do Imperador e da Imperatriz às regiões afetadas para reconfortá-los. Esse ato ofereceu imensa coragem e esperança ao futuro, tanto às vítimas quanto aos cidadãos do país inteiro.

A Sua Alteza Imperial O Príncipe Herdeiro também visitou o Brasil por três vezes. Em 2008, esteve na cerimônia em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, realizada em São Paulo, quando celebrou a data juntamente com a comunidade nipo-brasileira.  

O nome da nova era que se iniciará no dia 1º de maio é Reiwa. Os ideogramas foram retirados da antologia poética considerada a mais antiga do Japão, Manyoshu, compilada há mais de 1.200 anos. Em um dos trechos do Manyoshu, há uma referência ao sentido de que “a cultura nasce e se desenvolve quando as pessoas belamente aproximam os seus corações em harmonia”. 

Ao anunciar o nome da nova era em 1º de abril, o primeiro-ministro Shinzo Abe se pronunciou sobre “promover a cultura e, com o coração repleto de gratidão pelos dias pacíficos, nos quais é possível apreciar a beleza natural, construir uma nova era juntamente com o povo japonês”.

Na era Reiwa, já no próximo ano, serão realizados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020. Em 2025, está prevista a realização da World Expo 2025 em Osaka. Acredito que o Japão vá superar os desafios do declínio populacional e do superenvelhecimento, atraindo a atenção do mundo. 

Neste ano, o governo do presidente Jair Bolsonaro teve início, assim como começará no Japão a era Reiwa; ou seja, em ambos os países vive-se uma nova fase. Nesta ocasião, gostaria de manifestar meu desejo pelo aprofundamento e desenvolvimento das relações de amizade entre os dois países e expressar a intenção de colaborar para que isso se concretize. Gostaria de continuar a contar com o apoio e a compreensão dos brasileiros.

Yasushi Noguchi é cônsul-geral do Japão em São Paulo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.