Governador de Porto Rico anuncia renúncia após dias de protestos

A secretária de Justiça, Wanda Vazquez, assumirá o Executivo da ilha interinamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

San Juan (Porto Rico) | Reuters e AFP

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou no fim da noite de quarta-feira (24) que deixará o cargo no dia 2 de agosto.

O mandatário enfrenta uma onda de protestos desde a divulgação de mensagens trocadas com um grupo de auxiliares. Nas conversas, publicadas no dia 13, ele faz comentários ofensivos contra políticos e celebridades da ilha.

 
O governador de Porto Rico anuncia renúncia em um comunicado transmitido pela televisão - La Forteleza de Puerto Rico/Handout via Reuters

"Após ouvir as críticas e conversar com minha família, tomei a seguinte decisão com desprendimento. Hoje, anuncio que estarei renunciando ao cargo de governador na sexta-feira, dia 2 de agosto, às cinco da tarde", disse Rosselló em vídeo.

Logo após a divulgação do vídeo, porto-riquenhos foram até a entrada da La Fortaleza, a casa do governo em San Juan, para comemorar.

"Acredito que Porto Rico continuará unido e caminhando em frente como sempre fez", completou Rosselló. "Espero que esta decisão sirva como um apelo à reconciliação com os cidadãos."

Há mais de dez dias, a população porto-riquenha faz protestos contra o escândalo chamado “chatgate”. O estopim dos protestos em Porto Rico foi o vazamento de centenas de páginas contendo mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram entre Rosselló e um grupo de auxiliares.

Nas mensagens, reveladas pelo Centro de Jornalismo Investigativo, o governador faz comentários ofensivos contra políticos e celebridades da ilha.

Até o cantor Ricky Martin, natural da ilha, foi às ruas protestar, além de ter usado as suas rede sociais para pedir a renúncia de Rosselló.

O cantor foi uma das celebridades ofendidas no vazamento de uma das mensagens que dizia: “Ricky Martin é tão machista que dorme com homens, porque as mulheres não o excitam”. 

A secretária de Justiça, Wanda Vazquez, assumirá o Executivo da ilha interinamente —seu nome é rejeitado pelos manifestantes, devido à sua proximidade política com o governador. "Assumirei a missão histórica que nos impõe a Constituição do Estado Livre Associado de Porto Rico e as leis aplicáveis", disse Vázquez em um comunicado divulgado pelo jornal El Nuevo Día.

Mais cedo, ainda na quarta , o presidente da Câmara dos Deputados de Porto Rico, Johnny Mendez, anunciou a abertura de um processo de impeachment contra Rosselló.

Um painel independente de advogados convocado por Mendez para investigar as mensagens concluiu que quatro crimes e uma contravenção podem ter sido cometidos durante as conversas, afirmou Luis Rodríguez-Rivera, que integra o grupo.

Na segunda (22), a Justiça emitiu mandados de busca para o governador e outros 11 homens que integravam o grupo de mensagens. Procuradores seguem investigando o caso.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.