Lacalle Pou diz que venceu, e Martínez não admite derrota no Uruguai

Resultado da eleição só será definido no fim da semana, após checagem de votos observados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Luis Lacalle Pou, 46, queria ter festejado na madrugada desta segunda (25) a vitória nas eleições do Uruguai. Afinal, já havia multidão de apoiadores do partido Nacional, vestidos de branco e celeste, espalhados pelo Bulevar Artigas, quando ele finalmente subiu ao palco e falou até por volta da 1h.

Com ar de contragosto, disse que não entendia por que o candidato da Frente Ampla, Daniel Martínez, tinha saído a público para festejar sua boa votação e não para admitir sua derrota, “quando até mesmo o presidente Tabaré Vázquez me telefonou para me cumprimentar”, disse Lacalle Pou.

Naquela altura, com mais de 98% dos votos apurados, a diferença em seu favor era pequena, pouco menos de 30 mil votos, mas a vitória não poderia ser declarada: porque faltava checar “votos observados”.

Como o Uruguai moderno é um país legalista, laico e cumpridor das regras, foi o máximo de críticas que pôde fazer. Lacalle Pou e seu entorno sabem que, se a contagem dos votos que faltam seguir a tendência de todo o país, ele será o novo presidente.

Apenas se 91% dos "votos observados” forem de Martínez, haveria como a Frente Ampla levar o jogo. Matematicamente possível, praticamente impossível.

Após a primeira apuração, Lacalle Pou tem 48,71% dos votos, e Daniel Martínez, 47,51%.

Mas Lacalle Pou não pôde comemorar. As mesmas regras de civilidade entre uruguaios, que datam do seu fundador, José Batlle y Ordoñez (1856-1929), o impediram de repreender, em público, um de seus apoiadores, o ex-general Manini Ríos, que rompeu o veto a propaganda no dia das eleições para soltar nas redes um vídeo agressivo contra a esquerda, pedindo que toda a “família militar” deixasse de votar na Frente Ampla.

Para o cientista político Daniel Chasquetti, o estilo explosivo de Ríos “tem parte da responsabilidade por ter assustado alguns eleitores de Lacalle Pou, que podem ter decidido votar na Frente Ampla.

Os uruguaios não gostam de extremos. Se Ríos vai ser um fato radicalizador, muitos não aceitarão”, diz.

O órgão eleitoral decidiu que o resultado final será anunciado apenas na quinta (28) ou na sexta-feira (29). Não porque tenham parado de contar, como ocorreu na Bolívia, mas, pelo contrário, para que a contagem dos votos observados tenha ainda maior rigor.


Os ‘votos observados’

O que são? 
São os votos de quem votou em zona eleitoral diferente daquela onde está registrado e os de eleitores cujo cadastro não foi encontrado no momento da votação.

Por que a contagem é diferente? 
A lei estabelece que esses votos sejam registrados de modo separado, para que a Justiça Eleitoral confirme a identidade dos eleitores, incluí-los no cadastro e, assim, validar os votos. O procedimento é realizado em todas os pleitos, e deve ser concluído até a sexta (29). 

Eles afetarão o resultado? 
É possível. A diferença entre os candidatos é de cerca de 30 mil votos (1,2 ponto percentual). Há 35 mil votos a serem analisados. O governista Daniel Martínez precisa obter 91% dos votos observados para vencer, segundo a consultoria Enia.


Lacalle Pou se recuperou de sua raiva contida contra Martínez no fim de seu discurso, em que pediu aos eleitores do partido Nacional que voltassem para casa “em paz e com paciência” e que cumprimentassem os seus vizinhos e amigos da Frente Ampla no dia seguinte com a mesma fraternidade com que militantes dos dois partidos haviam saído às ruas nos últimos dias.

“Imagens que hoje espantam o mundo e que só o Uruguai pode oferecer.”

Nesta segunda, Martínez disse que não havia descompasso dentro da Frente Ampla pelo fato de o presidente Tabaré Vázquez ter cumprimentado Lacalle Pou. “Eu pretendo cumprimentá-lo também, quando a Corte Eleitoral o declarar vencedor”, disse.

Lacalle Pou não se pronunciou publicamente, mas, na esfera privada, houve muita discussão sobre o vídeo de Manini Ríos.

O candidato começou dizendo que “isso não pode acontecer no Uruguai”. Durante o dia, foi a vez dos colorados: Ernesto Talvi disse que “foi um erro”, e o veterano Julio María Sanguinetti afirmou ser “uma mensagem divisiva”.

Na fila para o barco que une Montevidéu e Buenos Aires, alguns uruguaios residentes na capital argentina confraternizavam. Um senhor que chegou com a bandeira nacional em torno do pescoço disse a um mais velho, eleitor da Frente Ampla, que estava quase chorando: “Mas vocês tinham que sair um dia, não?”.

Ao que o senhor esquerdista, apoiado em sua bengala, respondeu: “Nós voltaremos. Saímos fortes da eleição, espero aguentar até 2025 para ver a Frente no poder outra vez”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.