Descrição de chapéu Coronavírus Governo Bolsonaro

Após se encontrar com Bolsonaro, prefeito de Miami recebe diagnóstico de coronavírus

Presidente esteve em evento com republicano na Flórida na semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

O prefeito de Miami, Francis Suarez, anunciou nesta sexta-feira (13) que recebeu diagnóstico de coronavírus após participar de evento com o presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva, na segunda-feira (9), na Flórida.

Em entrevista ao jornal Miami Herald, Suarez confirmou que fez o teste e que é portador do vírus.

O prefeito disse ainda que seguirá as normas do departamento de saúde americano e ficará de quarentena pelos próximos 14 dias, governando remotamente.

Francis Suarez, prefeito de Miami, entrega chave da cidade ao presidente Jair Bolsonaro - Alan Santos - 10.mar.2020/PR

Aos 42 anos, Suarez não está no grupo de risco —a doença é mais nociva a pessoas mais velhas— e disse que agora sua preocupação é em relação aos que interagiram com ele nos últimos dias.

Em nota divulgada nesta sexta, o prefeito afirma que, se a pessoa não o cumprimentou ou não teve contato enquanto ele tossia ou espirrava, não há nada o que fazer agora.

Mas "se nos cumprimentamos ou eu espirrei ou tossi perto de você desde segunda-feira, é recomendável que você se isole por 14 dias, sem a necessidade de fazer teste."

Nos EUA, grande parte dos hospitais e laboratórios tem exigido que o paciente apresente sintomas, como febre e tosse seca, e tenha tido exposição prolongada a outra pessoa, além de ter recebido o diagnóstico de coronavírus para fazer o teste.

Suarez esteve com a comitiva brasileira na manhã de segunda, em um hotel de Miami, para um evento com empresários brasileiros. Ele entregou a chave da cidade nas mãos de Bolsonaro.

O secretário de Comunicação do Planalto, Fabio Wajngarten, que estava na comitiva e no evento, teve confirmado o diagnóstico de coronavírus nesta quinta-feira (12), o que alarmou diversas autoridades brasileiras e americanas que tiveram contato com ele durante a visita de Bolsonaro à Flórida.

O presidente brasileiro, por sua vez, anunciou nesta sexta que seu teste para o coronavírus deu negativo.

Desde quinta, após a publicação da notícia sobre Wajngarten, o senador republicano Rick Scott, que também estave no evento de segunda, afirmou que estava se colocando em quarentena, porque havia tido contato com as pessoas da comitiva brasileira, mas não havia diagnóstico sobre seu caso.

Já o senador Marco Rubio, que se encontrou com Bolsonaro em uma reunião privada no mesmo hotel, mas não participou do evento na sequência, disse que está monitorando sua situação e não iria cumprir quarentena ou fazer exames, pois não havia entrado em contato com Wajngarten.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.