Descrição de chapéu Diplomacia Brasileira

Bolsonaro recebe presidente da Câmara argentina para tentar agendar encontro com Fernández

No cargo há quase três meses, líder argentino ainda não se reuniu com brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu nesta quarta-feira (4) o chefe da Câmara dos Deputados da Argentina, Sergio Massa, em mais um capítulo do esforço de reaproximação do país vizinho —governado pelo peronista Alberto Fernández— com o Brasil.

Na pauta do encontro, uma nova tentativa de organizar uma reunião entre Bolsonaro e Fernández, numa cidade de fronteira entre os dois países.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante evento em Brasília nesta terça (3)
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante evento em Brasília nesta terça (3) - Pedro Ladeira/Folhapress

Massa viajou a Brasília com uma comitiva de deputados argentinos, oficialmente retribuindo uma visita do presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Buenos Aires em dezembro.

O argentino foi levado por Maia para uma audiência com Bolsonaro, algo que não estava previsto na agenda do mandatário brasileiro.

Os mandatários dos dois principais países do Mercosul trocaram críticas públicas durante a campanha —Fernández está no poder desde 10 de dezembro.

Desde então, houve sinais de reaproximação e uma possível reunião dos presidentes foi discutida em duas ocasiões, mas ainda não foi concretizada.

A primeira tentativa ocorreu em 12 de dezembro, quando o novo embaixador do país vizinho no Brasil, Daniel Scioli, viajou a Brasília para conversar com o vice-presidente Hamilton Mourão.

A ideia era que Bolsonaro e Fernández se encontrassem em Ushuaia (Argentina), numa escala para a reinauguração da base Comandante Ferraz, na Antártida. No entanto, Bolsonaro cancelou essa agenda.

Meses depois, o chanceler argentino, Felipe Solá, reuniu-se com Bolsonaro em Brasília, e os dois costuraram uma agenda bilateral com Fernández às margens da posse do uruguaio Luis Lacalle Pou, em 1º de março.

Essa reunião não ocorreu porque Fernández desistiu de participar da posse, para se concentrar na abertura dos trabalhos legislativos na Argentina.

Segundo relataram à Folha, a nova possibilidade de uma reunião entre os dois está sendo debatida para ocorrer em uma localidade de fronteira entre os dois países, ainda sem data prevista.

Questionado sobre o tema nesta quarta, Massa afirmou que um encontro dos dois governantes deve ocorrer "oportunamente e rapidamente".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.