Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Medo do coronavírus atrasa votações da Super Terça no Texas

Ao menos dez lugares abriram com atraso por causa da falta de pessoal para organizar a votação

Austin (Texas) e São Paulo

A Super Terça começou com atrasos em votações na região de Austin, na capital do Texas, nesta terça-feira (3).

Juízes e servidores eleitorais alegaram receio de contaminação pelo coronavírus e não compareceram aos locais de votação no Condado de Travis —onde fica Austin. 

Austin City Hall, local de votação da primária democrata em Austin, Texas
Austin City Hall, local de votação da primária democrata em Austin, Texas - Suzanne Cordeiro/AFP

"As pessoas alegaram medo do coronavírus", disse Victoria Hinojosa, assistente executiva do escritório eleitoral local à NPR, rede pública de rádio dos EUA. 

 

Até agora 11 casos de pessoas contaminadas foram confirmadas no Texas.

Nenhuma na região de Austin, onde, nesta terça, as autoridades locais informaram que um paciente com sintomas foi submetido a exames para a confirmação ou não do contágio.

Com a falta de servidores, pelo menos dez locais de votação no centro do Texas não puderam ser abertos às 7h no horário local (10h de Brasília). Segundo as autoridades locais, o problema foi resolvido com a realocação de servidores. Nenhum posto de votação deixou de ser aberto. 

Na região central de Austin houve filas nos maiores locais de votação —no campus da Universidade do Texas e no centro da cidade. Eleitores demoravam até uma hora para votar. 

Assim como em outros 13 estados, o Texas define nesta terça o vencedor da primária democrata.

Bernie Sanders liderava as pesquisas de intenção de votos no estado. Com isso Joe Biden e Mike Bloomberg reforçaram suas campanhas na região nos últimos dias para tentar encurtar a distância.  

Em Dallas, Biden anunciou novos apoiadores da sua campanha. Antes rivais no pleito democrata, a senadora Amy Klobuchar, de Minnesota, o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, e o ex-deputado do Texas Beto O'Rourke endossaram a candidatura do ex-vice presidente dos EUA.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.