Descrição de chapéu Coronavírus

Veja especial de fotos da pandemia do coronavírus

Imagens mostram o vazio, emocional e físico, provocado por um vírus que mudou a maneira como enxergamos o mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia do novo coronavírus ultrapassou nesta semana a marca de um milhão de casos em todo o mundo.

Ao mostrar os efeitos da Covid-19 em vários países, algumas imagens chamam a atenção do mundo para a emergência da doença, que já causou mais de 60 mil mortes. Um número que não para de crescer.

Nenhum evento recente teve o impacto que a pandemia provocou no mundo. Em pouco tempo, relações sociais e trabalhistas foram radicalmente transformadas devido a um vírus que, até agora, não se sabe como parar.

O fotojornalismo espelha essas mudanças. Algumas delas, irônicas. Se por um lado o surto obrigou o fechamento de fronteiras, isolando países e cidadãos, a Covid-19 também foi capaz de criar cenas praticamente idênticas em nações muito distantes, não só em termos geográficos, mas também culturais.

De repente, todos usam máscaras. De repente, todos ficam a dois metros de distância. Aplicativos de entrega se multiplicam, e as cenas de trabalhadores informais à espera de pedidos, também. O vazio das grandes cidades, idem, assim como o isolamento forçado.

A Folha fez uma seleção de registros que tenta abarcar os principais aspectos e momentos da pandemia. Além dos já citados, há hospitais de campanha, o drama nas salas de emergência, a remodelação dos cultos religiosos e, sobretudo, o vazio, seja ele emocional ou físico.

Clique aqui para ver o especial de fotos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.