Descrição de chapéu Coronavírus

Em comício, Trump volta a dizer que Brasil 'não está bem' no combate ao coronavírus

Presidente defendeu ser hora de retomar atividades nos EUA, primeiro país em casos de Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a citar a situação brasileira no combate ao coronavírus. Durante comício em Tulsa, no estado de Oklahoma, o americano disse que o país conseguiu salvar milhões de vidas e citou Brasil e Suécia.

Ainda que tenha defendido o fechamento adotado pelos Estados Unidos em alguns locais para conter o vírus —estratégia que, segundo ele, salvou 1 milhão de vidas—, disse que já era hora de reabrir o país.

"Pergunte a eles como eles estão no Brasil, é um grande amigo meu, não estão muito bem. Vocês ouviram muito sobre a Suécia. Pergunte a eles como eles estão. Salvamos 1 milhão de vidas, agora é hora de voltar ao trabalho."

donald trump fala
O presidente Donald Trump em seu primeiro comício de campanha em três meses, em Tulsa - Nicholas Kamm/AFP

Os EUA são o primeiro país no ranking de mortes e contaminados pelo novo coronavírus, seguido pelo Brasil, que atingiu mais de 1 milhão de infectados e 50 mil óbitos. Devido à aceleração da doença no país, os EUA proibiram em maio a entrada de brasileiros.

O presidente e candidato à reeleição fez na noite de sábado (20) seu primeiro comício em três meses e defendeu sua administração frente à pandemia. Ele voltou a citar a China e disse que o vírus deveria ter "permanecido onde surgiu". De forma pejorativa, o presidente se referiu ao coronavírus como "kung-flu".

Num evento mais vazio do que o esperado, o presidente chamou os presentes no comício de guerreiros. "A maioria silenciosa está mais forte do que nunca", disse o presidente, assegurando que derrotará seu oponente democrata, Joe Biden, nas eleições de novembro.

Seis funcionários da campanha que trabalhavam na preparação do evento em Tulsa tiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.