Opositor de Putin deixa a Rússia em coma e sob suspeita de envenenamento

Médicos russos resistiram a liberar transferência para a Alemanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Omsk (Rússia) | Reuters

Um avião transportando o oposicionista russo Alexei Navalni decolou da cidade de Omsk, na manhã de sábado (22, noite de sexta no Brasil), com destino à Alemanha, afirmou uma porta-voz numa rede social.

Navalni se sentiu mal durante um voo, quando retornava a Moscou da cidade siberiana de Tomsk, onde se encontrou com aliados antes das eleições regionais do mês que vem.

Ele foi retirado do avião em uma maca, imóvel, e levado às pressas para um hospital após um pouso de emergência em Omsk, onde foi internado na quinta-feira (20).

Equipe médica coloca Navalni em ambulância para levá-lo ao aeroporto, em Omsk
Equipe médica coloca Navalni em ambulância para levá-lo ao aeroporto, em Omsk - Alexey Malgavko/Reuters

Aliados do opositor acusam o governo russo de tentativa de assassinato por envenenamento devido às suas atividades políticas. O advogado de 44 anos é um dos principais nomes da oposição ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu trabalho como blogueiro anticorrupção tem destaque nacional.

Os médicos russos responsáveis pelo atendimento do opositor inicialmente vetaram a ida de Navalni à Alemanha, alegando que ele não tinha condições de viajar. No entanto, na tarde de sexta, recuaram da posição e permitiram que o advogado, que está em coma induzido, fosse transferido.

Alexander Murakhovski, chefe do hospital em que Alexei Navalni está internado, durante entrevista em Omsk, na Rússia - Dimitar Dilkoff - 21.ago.20/AFP

Segundo o chefe do hospital na Sibéria, Navalni recebeu o diagnóstico de uma doença metabólica causada pelo baixo nível de açúcar no sangue. Vestígios de uma substância química industrial, porém, foram encontrados nas roupas e nos dedos do opositor.

A remoção está sendo feita pela ONG Cinema for Peace, que fretou um avião-ambulância para levar uma equipe alemã de médicos a Omsk e depois transportar Navalni a Berlim, como havia pedido sua esposa, Iulia Navalnaia.

Antes da autorização dada pelos médicos russos, a equipe médica alemã já havia dito que Navalni estava em condições de ser transportado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.