10 fotos virais que marcaram a década

Selfie do Oscar, dinheiro em apartamento e um buraco negro estão entre as imagens que viralizaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim de 2020 marca, também, o encerramento de uma década marcada por agitações políticas, sociais e culturais. Das ruas cheias da Primavera Árabe, em 2011, às metrópoles mundiais vazias em função da pandemia, em 2020, o mundo viveu dez anos de intensa transformação.

Para relembrar as tragédias, os momentos inspiradores e as imagens que entrarão para a história, a Folha preparou dez listas com os principais acontecimentos dos anos 10, além de um especial que explica como essa década mudou as nossas vidas.

1 Dinheiro no apartamento de Geddel Vieira Lima

Malas e caixas cheias de dinheiro no apartamento do ex-ministro Geddel Vieira Lima em Salvador, Bahia
Policia Federal encontra malas de dinheiro em endereco atribuido a Geddel Vieira Lima. - Divulgação

Uma operação da Polícia Federal em 2017 encontrou R$ 51 milhões dentro de malas em um apartamento em Salvador usado pelo ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima (MDB), então membro do governo Temer.

2 A selfie do Oscar

Imagem mostra Ellen DeGeneres, Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong'o, Angelina Jolie e Bradley Cooper
Foto tirada ao vivo durante a cerimônia do Oscar 2014 pelo ator Bradley Cooper - Ellen DeGeneres/Reuters

A foto feita ao vivo durante a cerimônia do Oscar de 2014 pelo ator Bradley Cooper ao lado de outras estrelas e da apresentadora da noite, Ellen DeGeneres, tornou-se a imagem mais compartilhada da história do Twitter.

3 A selfie da macaca

Foto do rosto da fêmea da espécie macaca nigra feita com o equipamento fotográfico de David Slater
Selfie de macaco vira alvo de disputa sobre direitos autorais - Reprodução/BBC

Em 2011, o autorretrato de uma fêmea da espécie macaca nigra com o equipamento do fotógrafo de natureza David Slater viralizou e deu início a um debate jurídico sobre os direitos autorais de um ser não humano.

4 Facada em Jair Bolsonaro

Imagem mostra Jais Bolsonaro, cercado por apoiadores, com uma camisa verde e amarela segurando a região do abdômen enquanto faz uma cara de dor
Jair Bolsonaro, então candidato a presidente, ao ser golpeado com uma faca em Juiz de Fora (MG) - 6.set.2018/Raysa Leite/AFP

Durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018, o então candidato à presidência Jair Bolsonaro sofreu um ataque a faca no abdômen enquanto era carregado por uma multidão de apoiadores.

5 Primeira foto de um buraco negro

Primeira imagem de um buraco negro fotografada pelos seres humanos - European Southern Observatory/ AFP

A partir do trabalho de oito telescópios, o mundo pôde ver, em 10 de abril de 2019, a foto de um buraco negro pela primeira vez. A equipe de cientistas capturou o brilho lançado para fora do fenômeno a 53,5 milhões de anos-luz da Terra.

6 Manifestante negra encara policiais em Baton Rouge

A enfermeira Ieshia Evans encara policiais do Batalhão de Choque em protesto contra violência policial em Baton Rouge, na Louisiana
A enfermeira Ieshia Evans encara policiais do Batalhão de Choque em protesto contra violência policial em Baton Rouge, na Louisiana - 13.fev.2017/Jonathan Bachman/Thomson Reuters, World Press Photo via AP

A imagem da enfermeira Ieshia Evans encarando agentes da tropa de choque durante os protestos de julho de 2016 contra o assassinato de um homem negro, na cidade de Baton Rouge, virou símbolo do movimento contra a violência policial nos EUA.

7 Kim Kardashian na capa da Paper

Kim Kardashian aparece nua na capa da revista Paper
Kim Kardashian aparece nua em revista de moda - Reprodução/Twitter/@kanyewest

A expressão "quebrar a internet" foi popularizada após a publicação, em 2014, de um ensaio da celebridade Kim Kardashian para a revista americana Paper. As fotos em que ela aparece nua e com uma champagne foram um fenômeno nas redes sociais.

8 O vestido azul ou dourado

O vestido da discórdia: azul e preto ou branco e dourado? - Divulgação

O assunto mais comentado na internet em fevereiro de 2015 foi a imagem de um vestido... Algumas pessoas viam a peça nas cores preta e azul. Para outras, a roupa tinha listras brancas e douradas. Fruto de ilusão de ótica, a imagem, no fim das contas, era de um vestido era azul e preto.

9 O meme de David Luiz na Copa

Foto do jogador David Luiz correndo com a legenda "As roupas no varal"
A comemoração de David Luiz na Copa do Mundo vira piada nas redes sociais - Reprodução

A comemoração do zagueiro David Luiz em jogo da seleção brasileira na Copa de 2014, após marcar um gol contra a Colômbia, virou meme instantâneo devido à expressão de desespero do jogador.

10 Gravidez de gêmeos de Beyoncé

Beyoncé com a mão sobre a barriga coberta com um véu e cercada por flores
Foto em que Beyoncé anunciou sua gravidez no Instagram - Reprodução

Uma foto em que Beyoncé anunciava estar grávida de gêmeos se tornou, em menos de 24 horas, a imagem mais curtida da história do Instagram. O retrato, feito por Awol Erizku, artista etíope radicado nos EUA, traz a cantora como uma virgem Maria kitsch, rodeada de flores, de short jeans e cores extravagantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.