20 mortes que marcaram a década

Steve Jobs, Osama bin Laden, Maradona e outras personalidades que se foram nos últimos dez anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim de 2020 marca, também, o encerramento de uma década marcada por agitações políticas, sociais e culturais. Das ruas cheias da Primavera Árabe, em 2011, às metrópoles mundiais vazias em função da pandemia, em 2020, o mundo viveu dez anos de intensa transformação.

Para relembrar as tragédias, os momentos inspiradores e as imagens que entrarão para a história, a Folha preparou dez listas com os principais acontecimentos dos anos 10, além de um especial que explica como essa década mudou as nossas vidas.

1 Elizabeth Taylor - 23.mar.2011

A atriz Elizabeth Taylor, vencedora de dois Oscar, durante uma passagem por Las Vegas - Las Vegas News Bureau/REUTERS

Estrela de filmes como "Cleópatra" e "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", a atriz, vencedora de dois Oscars, morreu aos 79 anos, em Los Angeles, na Califórnia.

2 Osama bin Laden - 1º.mai.2011

O terrorista Osama bin Laden, da Al Qaeda, falando para seus seguidores - 30.jun.2006/AFP

Uma operação dos Seals, tropa de elite dos EUA, localizou e matou o responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001 e líder da Al Qaeda num complexo na cidade de Abbottabad, no Paquistão. Vivia a poucos metros de bases militares do país.

3 Amy Winehouse - 23.jul.2011

A cantora britânica Amy Winehouse se apresentando no festival de Glastonbury em 2008 - Luke MacGregor/Files/Reuters

A cantora, do hit "Rehab", foi encontrada morta, aos 27, em sua casa em Londres. Segundo laudo, ela teve uma morte acidental por excesso de álcool.

4 Steve Jobs - 5.out.2011

O fundador da Apple, Steve Jobs apresentando o iPhone 4 para o mercado - 7.jun.2010/Ryan Anson/AFP

O fundador da Apple faleceu em Palo Alto, na Califórnia. O empresário, que lutava contra um câncer pancreático raro desde 2004, tinha 56 anos.

5 Muammar al-Gaddafi - 20.out.2011

O ditador Muammar Gaddafi discursa para aliados em Tripoli, na Líbia, em meio à crise política no país - 2.mar.2011/Ahmed Jadallah/Reuters

Gaddafi foi morto por rebeldes que o encurralaram em Sirte, sua cidade natal, durante a rebelião que pôs fim ao seu regime de 42 anos. Foi filmado sendo torturado e depois teve o corpo ensanguentado exposto, num último ato de humilhação.

6 Chico Anysio - 23.mar.2012

O humorista Chico Anysio em sua casa, em São Paulo - Leonardo Wen/Folhapress

O humorista e ator, criador de personagens como Professor Raimundo e Bento Carneiro, morreu no Rio de Janeiro, aos 80 anos, por falência múltipla de órgãos.

7 Hebe Camargo - 29.set.2012

A apresentadora Hebe Camargo, que faleceu aos 83 anos - 23.abr.2012/Julia Chequer/Folhapress

A apresentadora, famosa por seu sofá e seus selinhos, morreu em São Paulo em decorrência de uma parada cardíaca enquanto dormia. Uma das pioneiras da TV brasileira, tinha 83 anos.

8 Oscar Niemeyer - 5.dez.2012

O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer projetou os principais prédios de Brasília - 15.dez.2009/Vanderlei Almeida/AFP

Pai de Brasília e ícone da arquitetura modernista, projetou o Palácio do Planalto, o prédio do Congresso Nacional, o conjunto da Pampulha e o edifício Copan. Niemeyer morreu aos 104 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de uma infecção respiratória.

9 Hugo Chávez - 5.mar.2013

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante visita ao Palácio do Planalto, em 2011 - 06.jun.2011/Alan Marques/Folhapress

Presidente da Venezuela por 14 anos e um dos mais influentes e controversos líderes latino-americanos, faleceu aos 58 anos em decorrência de um câncer na região pélvica.

10 Chorão - 6.mar.2013

O vocalista Chorão, da banda Charlie Brown Jr - Divulgação

Vocalista da banda Charlie Brown Jr., Alexandre Magno Abrão foi encontrado morto após overdose de cocaína. O músico, que sofria de depressão, tinha 42 anos.

11 Margaret Thatcher - 8.abr.2013

A ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher é uma das muitas figuras poderosas da história que afirmaram dormir quatro ou cinco horas por noite, bem abaixo dos níveis ideais
A ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher foi uma das muitas figuras poderosas da história - Getty Images/BBC News Brasil

A "Dama de Ferro" que governou o Reino Unido por 11 anos morreu em Londres, depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Famosa pela defesa de ideias liberais na economia e por ter liderado o país na Guerra das Malvinas, tinha 87 anos.

12 Nelson Mandela - 5.dez.2013

Foto de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e principal voz contra o Apartheid - 25.ago.2010/Debbie Yazbek/Nelson Mandela Foundation/AFP

Líder da resistência pacífica contra o regime de segregação racial do apartheid na África do Sul e vencedor do Nobel da Paz, morreu aos 95 anos, em Johannesburgo, após passar três meses internado para tratar de uma infecção pulmonar.

13 Gabriel García Márquez - 17.abr.2014

O colombiano Gabriel García Márquez, autor, jornalista e roteirista foi figura-chave na história e política latino-americanas - Peter Bade/Harry Ransom Center

Autor de "Cem Anos de Solidão" e "O Amor nos Tempos do Cólera", o escritor e jornalista colombiano morreu aos 87 anos, na Cidade do México. O vencedor do Nobel de Literatura teve uma pneumonia.

14 David Bowie - 10.jan.2016

O músico inglês David Bowie durante apresentação no programa "The Tonight Show with Jay Leno", da rede NBC - 21.abr.2004/Paul Drinkwater/NBC/Reuters

O músico, autor de hits como "Starman" e "Heroes", morreu aos 69 anos, em seu apartamento em Nova York, vítima de câncer no fígado.

15 Elke Maravilha - 16.ago.2016

Elke Maravilha durante uma edição da festa Circuito São Paulo - 26.mar.2014/Raquel Cunha /Folhapress

A apresentadora, modelo e uma das estrelas da TV brasileira, morreu no Rio de Janeiro, aos 71. Ex-jurada em programas de Chacrinha e Silvio Santos, teve falência múltipla de órgãos enquanto se recuperava de uma cirurgia de úlcera.

16 Fidel Castro - 25.nov.2016

Fidel Castro durante um evendo de promoção do seu livro de memórias 'Guerrilheiro do Tempo', no Centro de Convenções em Havana - 3.fev.2012/Roberto Chile/www.cubadebate.cu/AFP

Líder da Revolução Cubana, o ditador morreu em Havana, aos 90 anos, de causas naturais. Ele governou Cuba por 57 anos, até 2008.

17 Beth Carvalho - 30.abr.2019

0
A sambista Beth Carvalho em show no Citibank Hall, em São Paulo, para celebrar os 50 anos de carreira - 23.out.2015/Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress

A cantora e compositora, intérprete de "Vou Festejar" e "Andança", morreu no Rio de Janeiro, em decorrência de uma infecção generalizada. A sambista tinha 72 anos.

18 João Gilberto - 6.jul.2019

O cantor e compositor brasileiro João Gilberto durante um show em 1992 - 20.jan.1992/Ormuzd Alves/Folhapress

Pai da bossa nova, o músico, intérprete de "Chega de Saudade" e "Desafinado", morreu no Rio de Janeiro, onde vivia recluso. Vencedor de cinco Grammys, João Gilberto tinha 88 anos.

19 Gugu Liberato - 21.nov.2019

Gugu Liberato apresentando o Canta Comigo, na Record, em 2019 - Antonio Chahestian/Record TV

O apresentador de TV, famoso por programas como "Domingo Legal" e "Viva a Noite", morreu aos 60, após cair de uma altura de quatro metros do sótão de sua casa em Orlando, na Flórida, enquanto tentava trocar o filtro do ar-condicionado.

20 Diego Maradona - 25.nov.2020

O jogador Diego Armando Maradona beija taça, após a seleção da Argentina conquistar o título de campeão mundial ao vencer a Alemanha por 3 a 2, na Copa do Mundo do México de 1986 - 29.jun.1986/AFP

O craque que levou praticamente sozinho a Argentina a vencer a Copa do Mundo de 1986 faleceu em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Erramos: o texto foi alterado

João Gilberto não era compositor de "Chega de Saudade" e "Desafinado", mas sim seu intérprete. O texto foi corrigido. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.