Em evento virtual por conta da pandemia, marmota prevê que frio vai continuar nos EUA

Pequena cidade da Pensilvânia mantém a tradicional celebração desde 1887

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem da cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, nos EUA, para ver de perto uma marmota prever quanto tempo ainda vai durar o frio do inverno no hemisfério Norte.

Por conta da pandemia, a tradição, conhecida como Dia da Marmota e repetida desde 1887, foi virtual neste ano —nesta terça (2), a marmota Punxsutawney Phil saiu de sua toca sem presença de público. E previu que virá mais frio por lá.

O apresentador A.J. Dereume segura a marmota Punxsutawney Phil, durante evento em Punxsutawney, na Pensilvânia - Alan Freed - 2.fev.21/Reuters

Assim, estiveram presentes apenas os apresentadores, vestidos com cartola, smoking e gravata-borboleta, alguns convidados e representantes da imprensa.

Segundo a tradição, caso a marmota volte para a toca ao ver sua própria sombra, o frio rigoroso durará mais seis semanas. Foi o que aconteceu neste ano: o frio não deverá ir embora tão cedo, previu Phill.

Caso ela não tivesse visto sua sombra, significaria que o calor da primavera estaria a caminho.

O nordeste dos EUA enfrentam uma forte nevasca desde domingo, com neve cobrindo várias áreas, interrompendo a circulação e suspendendo, inclusive, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Nova York.

O roedor —que é substituído e rebatizado a cada vez que um animal titular morre— previu inverno mais longo 78% das vezes. Segundo o Noaa (Centros Nacionais de Informação Ambiental, na sigla em inglês), Phil acertou 50% das vezes nos últimos dez anos —ou seja, índice de acerto igual ao de uma previsão aleatória.

O evento do Dia da Marmota foi retratado na comédia "Feitiço do Tempo", de 1993, no qual um repórter de TV, vivido por Bill Murray, fica "preso" neste dia e é obrigado a reviver a mesma data inúmeras vezes, em sequência. Com isso, "Dia da Marmota" passou a ser uma forma de se referir à sensação de que os dias se repetem, situação comum nestes tempos de pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.