Descrição de chapéu BBC News Brasil

Mianmar: jornalista da BBC é levado por homens não identificados e está desaparecido

Repórter Aung Thura foi levado por homens à paisana; país continua em agitação após golpe de Estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Um repórter do serviço mianmarense da BBC foi levado por homens não identificados em Mianmar em um momento em que agitação e protestos contra o golpe de Estado de fevereiro tomam conta do país.

Há relatos de que pelo menos oito pessoas morreram nos últimos protestos, nesta sexta-feira (19), realizados em diversas cidades. Aung Thura foi levado por homens à paisana enquanto fazia uma reportagem em frente a um tribunal na capital do país, Naypyitaw.

Thura foi levado com outro jornalista, Than Htike Aung, que trabalha para o jornal local Mizzima. A licença de operação do Mizzina foi revogada no início do mês pelo governo militar que assumiu o controle do país.

O repórter da BCC em Mianmar Aung Thura, que está desaparecido
O repórter da BCC em Mianmar Aung Thura, que está desaparecido - BBC

Os homens que levaram os jornalistas chegaram em uma van sem identificação por volta do meio-dia (horário local) nesta sexta. A BBC não conseguiu contato com Aung Thura desde então.

"A BBC leva a segurança de todo o seu pessoal em Mianmar muito a sério, e estamos fazendo todo o possível para encontrar Aung Thura", afirmou a emissora em um comunicado.

"Pedimos às autoridades que ajudem a localizá-lo e confirmar que está seguro. Aung Thura é um jornalista credenciado da BBC com muitos anos de experiência em reportagens, cobrindo eventos em Nay Pyi Taw."

Quarenta jornalistas foram presos desde o golpe militar, que resultou na detenção de líderes civis eleitos, incluindo a vencedora do Nobel da Paz Aung San Suu Kyi. Dezesseis jornalistas ainda estão sob custódia, e os militares revogaram as licenças de cinco empresas de mídia.

As oito pessoas mortas nesta sexta foram atingidas por tiros das forças de segurança na cidade de Aungban, de acordo com a mídia local e um agente funerário. "As forças de segurança vieram para remover as barreiras, mas as pessoas resistiram, e eles dispararam", disse uma testemunha à Reuters.

Há relatos da cidade de Rangoon de que as ruas estão congestionadas porque muitas pessoas tentam fugir da violência na principal cidade do país. A polícia também estaria forçando as pessoas a removerem as barricadas colocadas por manifestantes.

A violência pós-golpe causou a morte de pelo menos 232 mianmarenses até agora, segundo o grupo ativista da Associação de Assistência para Prisioneiros Políticos. Um dos dias mais sangrentos foi 14 de março, quando 38 pessoas foram mortas.


Histórico de Mianmar

Mianmar tornou-se independente da Grã-Bretanha em 1948. Durante grande parte de sua história moderna, esteve sob regime militar As restrições começaram a diminuir a partir de 2010, levando a eleições livres em 2015 e à instalação de um governo liderado por Aung San Suu Kyi no ano seguinte.

Em 2017, o exército de Mianmar respondeu aos ataques à polícia por militantes rohingya com forte repressão, causando mortes e levando mais de 500 mil muçulmanos rohingya a cruzarem a fronteira para Bangladesh, no que a ONU mais tarde chamou de um "exemplo clássico de limpeza étnica".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.