Israel reabre turismo e aposta em diplomacia da vacina, mas não mira Brasil

País vacinou 60% da população contra Covid e planeja inocular 600 mil crianças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tel Aviv

O Brasil não está nos planos de Israel nos dois grandes investimentos do país depois de ter vacinado a maioria de sua população: a diplomacia do coronavírus e a retomada do turismo estrangeiro.

Com números da doença em baixa —apenas 50 novos infectados por dia e quase nenhum óbito—, a vida praticamente voltou ao normal no país de 9,3 milhões de habitantes.

Agora as autoridades se preparam para inocular também crianças de 12 a 15 anos, o que deve ser feito assim que a agência reguladora americana (FDA) der o sinal verde nos Estados Unidos.

Pessoas jogam futevôlei em praia de Tel Aviv depois de o governo anunciar que uso de máscaras ao ar livre não é mais necessário 
Pessoas jogam futevôlei em praia de Tel Aviv depois de o governo anunciar que uso de máscaras ao ar livre não é mais necessário  - Menahem Kahana - 19.abr.21/AFP

Quando isso acontecer, 600 mil crianças se juntarão ao universo de quase 5,5 milhões de israelenses (60% da população) que já tomaram pelo menos uma dose da vacina. Pelos registros oficiais, outras 800 mil pessoas já se recuperaram da Covid-19 no país.

Justamente devido aos bons números, o Ministério das Relações Exteriores de Israel começou a oferecer assistência a outros países, começando pela Índia. Os israelenses têm enviado desde terça (4) carregamentos com milhares de geradores de oxigênio, respiradores, medicamentos e outros equipamentos médicos.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

“A extensão da assistência de emergência é uma expressão da profunda amizade entre nossos países, nos tempos de necessidade da Índia”, disse o chanceler Gabi Ashkenazi, lembrando que, no início da crise, a Índia ajudou Israel, aprovando o fornecimento de máscaras e matéria-prima para medicamentos.

Segundo Tammy Ziv, do departamento econômico da chancelaria, o carregamento inclui cooperação com empresas privadas, instituições bilaterais e ONGs.

No começo de março, uma delegação do Brasil chefiada pelo então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, passou três dias em Israel para negociar a realização, no Brasil, das fases 2 e 3 de testes do spray nasal EXO-CD24, desenvolvido pelo Centro Médico Sourasky, em Tel Aviv.

A delegação também assinou um protocolo de intenções com o Hospital Hadassah, em Jerusalém, para realização da fase 3 de testes da vacina desenvolvida localmente contra o coronavírus, a BriLife.

Questionados sobre uma possível ajuda ao Brasil, interlocutores da chancelaria israelense disseram à Folha que “há um diálogo sobre questões ligadas à Covid, incluindo cooperação”, mas que não houve um pedido oficial brasileiro.

Os vizinhos Argentina e Uruguai, por sua vez, estão recebendo apoio de hospitais de Israel. O Hadassah, de Jerusalém, enviou nesta sexta-feira (7) cinco especialistas israelenses a Buenos Aires após fechar um acordo com o governo argentino, que tomou a iniciativa de pedir a missão.

Segundo o presidente da instituição, Robert Dorfman, a delegação vai "fornecer conhecimento e experiência críticos aos profissionais médicos da linha de frente na Argentina".

O maior hospital do país, o Centro Médico Sheba, em Tel Hashomer, enviou em 26 de abril um grupo de especialistas ao Uruguai, que ficou no país. O objetivo foi ajudar os uruguaios a combater as mutações do vírus, principalmente a brasileira.

Segundo comunicado divulgado pelo hospital, a delegação discutiu com seus anfitriões uruguaios “uma série de operações logísticas complexas, como a instalação de uma enfermaria psiquiátrica e outra de diálise" relacionadas às complicações causadas pela Covid-19. O hospital também prometeu doar US$ 200 mil (R$ 1,04 milhão) em equipamentos médicos, incluindo respiradores e monitores.

“O balanço [da viagem] foi extremamente positivo sob diversos ângulos: técnico-profissional, contribuição científica e em relação à interação com todos os grupos e instituições públicas e privadas”, disse o ministro de Saúde Pública do Uruguai, Daniel Salinas.

RETOMADA DO TURISMO

Os bons resultados da vacinação e dos três lockdowns realizados pelo governo israelense também estão levando a um otimismo no setor de turismo, um dos mais atingidos pela pandemia.

A partir do dia 23, turistas de 14 locais já poderão visitar Israel, desde que estejam totalmente vacinados: Portugal, EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Malta, Islândia, Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália, Singapura e Hong Kong.

Já o Brasil, com o segundo maior número de mortes pela doença no mundo, faz parte de outra lista desde segunda (3): a de sete países com entrada barrada em Israel. Salvo permissão especial, estão vetados viajantes do Brasil, Índia, México, África do Sul, Ucrânia, Etiópia e Turquia. A Argentina pode entrar na lista nos próximos dias.

Assim, o Ministério da Saúde de Israel quer evitar a propagação da variante brasileira depois de que dois israelenses —um homem vacinado e um bebê— receberam o diagnóstico do vírus com a mutação brasileira, no começo do mês. Ambos haviam retornado do exterior.

Israel também implementou novas instruções para israelenses que estejam voltando de viagem desses países. Mesmo os já vacinados precisarão fazer quarentena de 14 dias —ou de dez, se apresentarem dois exames PCR negativos.

É o que espera a carioca naturalizada israelense Daniele Pitkowski, 27, que mora há quatro anos em Israel. Há um ano e meio sem ver os pais e após se vacinar com as duas doses da vacina da Pfizer/BioNTech, ela decidiu viajar para o Rio no sábado passado (1°), quando tinha duas semanas de férias da faculdade.

Israel fechou as portas para o Brasil dois dias depois, e agora ela precisa enfrentar o período de quarentena obrigatória. “Está tudo ainda incerto. Espero que não cancelem o meu voo.”

Daniele diz já imaginava que algo assim pudesse acontecer diante da proliferação do coronavírus no Brasil. “Vim com o computador para trabalhar remotamente. E como o MBA está com aulas híbridas, também posso assistir pela internet. Pelo menos isso facilita muito.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.