Acidente com van que transportava imigrantes deixa ao menos 10 mortos no Texas

Motorista está entre as vítimas, e outras 12 pessoas ficaram feridas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | Reuters

Ao menos dez pessoas morreram e 12 ficaram feridas em um acidente envolvendo uma van que transportava cerca de 25 imigrantes no estado americano do Texas, na fronteira com o México, segundo informou a imprensa local.

O motorista do automóvel teria perdido o controle na rodovia 281, ao sul da cidade de Falfurrias, no condado de Brooks, a 150 quilômetros da fronteira, por volta das 16h do horário local (18h no horário de Brasília).

Trecho do muro que divide os EUA do México, no Texas
Trecho do muro que divide os EUA do México, no Texas - Brandon Bell - 1º.jul.21/AFP

Segundo informou o policial Urbino Martinez, do condado de Brooks, a van estava sobrecarregada e tombou depois de bater em um meio-fio. O motorista está entre as vítimas.

O acidente se soma a uma lista envolvendo imigrantes, num cenário de profunda crise migratória nos EUA. Em março, 13 imigrantes que viajavam escondidos em um carro morreram quando o veículo colidiu com um caminhão trator na Califórnia —pouco depois, autoridades acusaram um americano de organizar o transporte para que pessoas entrassem ilegalmente no país.

Poucas semanas depois, oito imigrantes morreram no sudoeste do Texas quando uma caminhonete bateu de frente com uma picape durante uma perseguição policial. Um homem também foi acusado de transportar estrangeiros sem autorização para estarem no país.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

A gestão do presidente Joe Biden se vê sob pressão com o maior número de pessoas cruzando a fronteira com México em 20 anos. O número de vezes que oficiais de fronteira apreenderam pessoas cruzando ilegalmente a divisa em junho foi maior para um mês desde abril de 2000 —com previsão para que julho registre cifra ainda mais alta.

Para lidar com a crise, o governo anunciou na segunda (2) a manutenção do Título 42, medida sanitária estabelecida por Donald Trump que prevê a expulsão imediata de imigrantes sob a justificativa da pandemia de coronavírus.

Em resposta, a Associação Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) anunciou também na segunda um processo para forçar a gestão a encerrar a medida, após negociações atingirem um impasse.

Em um comunicado, grupos pró-imigrantes classificaram o Título 42 como “desumano” e “ilegal” e disseram que a administração Biden não deixou outra opção a não ser uma disputa judicial. “A gestão está escolhendo tratar refugiados como peões políticos, então estamos na expectativa de voltar ao tribunal para que possamos encerrar o Título 42 para as famílias de uma vez por todas”, afirmou Noah Gottschalk, chefe de Política Global da Oxfam America, uma das organizações envolvidas no processo.

Na ação judicial, a gestão respondeu que bloquear a regra agora levaria a uma maior sobrecarga do sistema de imigração e a superlotação e condições mais inseguras nos estabelecimentos de fronteira. Essa superlotação dificultaria a imposição de medidas de precaução como distanciamento social, afirmou a administração, ressaltando que mais imigrantes têm recebido resultados positivos para o coronavírus, bem como os agentes de fronteira.

David Shahoulian, secretário-assistente para Política de Fronteira e Migração no Departamento de Segurança Nacional, disse no processo que manter a saúde pública em ordem é considerado crítico dada as condições atuais. Ele não forneceu, no entanto, informações sobre os casos de coronavírus confirmados entre viajantes e agentes de fronteira.

O sistema de acolhimento já vem sendo pressionado pelo alto número de crianças desacompanhadas que chegam aos EUA. Enquanto a medida de expulsão imediata é usada contra famílias e adultos, menores de idade sozinhos são encaminhados para alojamentos temporários.

Até o domingo (1º), mais de 2.200 crianças estavam sob custódia do Serviço de Alfândega e Proteção das Fronteiras (CBP, na sigla em inglês), mais do que o dobro do registrado um mês antes, segundo dados compilados pela agência de notícias Reuters.

Com The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.