Descrição de chapéu Ásia talibã

Atentado no Afeganistão teve um homem-bomba no aeroporto, e não dois, diz Pentágono

EUA haviam confirmado segunda explosão, mas voltaram atrás; ataque matou quase 200

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O atentado no Aeroporto Internacional de Cabul que deixou quase 200 mortos nesta quinta-feira (26) contou com um homem-bomba, e não dois, afirmou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos nesta sexta-feira, corrigindo informação que o próprio órgão havia dado no dia anterior.

Até então, acreditava-se que duas explosões tinham ocorrido, uma no portão Abbey, a principal entrada do aeroporto, e outra próxima ao hotel Baron, em afirmações feitas pelo Pentágono.

Uma segunda explosão, porém, não ocorreu, segundo o órgão. "Não acreditamos ter havido uma segunda explosão no hotel ou perto do hotel Baron. Foi um homem-bomba", afirmou o major-general William Taylor. Ainda não há explicações sobre o que teria indicado a existência de outro incidente.

Local na parte externa do aeroporto de Capul onde o Estado Islâmico realizou um atentado terrorista
Local na parte externa do aeroporto de Capul onde o Estado Islâmico realizou um atentado terrorista - Saifurahman Safi/Xinhua

Estimativas locais apontam que 170 afegãos e 13 militares americanos foram mortos no atentado, segundo o jornal The New York Times, com base em levantamento de autoridades afegãs e americanas.

Entre os afegãos, ao menos 28 eram membros do Talibã. O governo do Reino Unido afirmou que dois britânicos também morreram. Estimativas apontam ainda que mais de 200 pessoas ficaram feridas.

O ataque nesta quinta foi reivindicado pelo Estado Islâmico Khorasan, braço afegão do EI criado em 2014 e inimigo do grupo fundamentalista que tomou o poder no Afeganistão no último dia 15.

O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu vingança contra os autores do atentado e já começou a compartilhar informações de inteligência com o até agora rival Talibã para evitar novos ataques, o que o governo teme que aconteça já nesta sexta-feira (27).

Chefe do Comando Central dos Estados Unidos, o general Frank McKenzie afirmou que os militares americanos se preparam para novas ações terroristas, incluindo possíveis carros-bomba e lançamento de foguetes contra o aeroporto, segundo a agência de notícias Reuters. "Estamos fazendo tudo o que podemos para nos preparar", justificou o militar sobre a aliança ocasional com o Talibã.

O EI-K, ao assumir a autoria do atentado, afirmou que o homem-bomba mirou afegãos que trabalharam para os EUA de alguma maneira, como é o caso de muitos tradutores.

Vídeos feitos após o ataque mostram corpos empilhados em um canal próximo ao aeroporto, enquanto afegãos procuravam amigos e familiares. "Vi corpos e membros voando pelo ar, como se fosse um tornado carregando sacolas de plástico", disse à Reuters uma afegã que testemunhou o ataque. "Aquele fio de água que passava por esse canal de esgoto virou sangue."

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Soldados talibãs bloqueavam as ruas da região, impedindo o acesso de civis às operações de evacuação. "Tínhamos um voo, mas a situação ficou muito grave, e as estradas foram fechadas", disse um morador.

Um homem que se identificou como Milad disse à agência de notícias AFP ter perdido na explosão os documentos que o permitiriam embarcar num voo para sair do país com a esposa e os três filhos. "Não quero voltar ao aeroporto nunca mais. Maldito sejam os EUA, a evacuação e os processos de visto", disse.

Em nota, o Conselho de Segurança das Nações Unidas afirmou que "mirar deliberadamente alvos civis e pessoas trabalhando na operação de saída é especialmente abominante e deve ser condenado" e que os autores devem ser responsabilizados.

Os atentados elevaram a pressão sobre Biden, criticado interna e externamente depois da rápida ascensão do Talibã ao governo. Na quinta, ele voltou a afirmar que tomou a decisão correta ao anunciar o encerramento da ocupação no país, o que, para ele, evitaria a perda de mais vidas americanas. O democrata também prometeu resgatar os americanos e os aliados afegãos que permanecem no país.

Os EUA, assim como seus parceiros ocidentais, correm para completar a retirada até a próxima terça (31), data limite prometida pelos americanos. A Casa Branca afirmou nesta sexta que 105 mil pessoas já foram retiradas de Cabul e, segundo o general McKenzie, ainda há cerca de mil cidadãos americanos no país.

Outras nações também aceleraram o processo de saída após o atentado. A Espanha afirmou que todo seu contingente diplomático já foi retirado do Afeganistão e está em Dubai. O Reino Unido, por sua vez, também entrou nos estágios finais de seu plano de resgate, com o Ministério da Defesa britânico dizendo que não convocará mais pessoas ao aeroporto de Cabul. A Suécia disse nesta sexta ter encerrado a operação, com 1.100 pessoas retiradas, incluindo funcionários da embaixada e suas famílias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.