Descrição de chapéu Diplomacia Brasileira

Governo resgata família com brasileiro no Afeganistão

Segundo Itamaraty, grupo está em Madri; mais uma família aguarda retirada do país tomado pelo Talibã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo federal conseguiu resgatar um brasileiro e sua família de Cabul, capital do Afeganistão. O grupo chegou nesta sexta-feira (27) a Madri, na Espanha.

Segundo o Itamaraty, há cinco cidadãos brasileiros identificados no país; destes, dois haviam solicitado ajuda para deixar o Afeganistão —que, nos últimos dias, viu a volta ao poder do grupo extremista Talibã, uma conturbada retirada de tropas ocidentais e um atentado que matou ao menos 180 pessoas.

"Como resultado dos esforços diplomáticos realizados, foi possível resgatar um brasileiro, que chegou hoje a Madri acompanhado de seus familiares. Todos estão em boas condições de saúde", informa a nota do Ministério das Relações Exteriores.

Refugiados resgatados do aeroporto de Cabul desembarcam em base militar espanhola próxima a Madri
Refugiados resgatados do aeroporto de Cabul desembarcam em base militar espanhola próxima a Madri - Pierre-Philippe Marcou - 24.ago.21/AFP

"O Itamaraty permanece em intensa articulação com países atuantes na região para viabilizar a pronta retirada do cidadão ainda localizado em território afegão, bem como de seus familiares."

Segundo interlocutores da pasta, o grupo que chegou nesta sexta-feira a Madri conta com um afegão naturalizado brasileiro e cinco parentes.

No último dia 19, a Folha revelou que o Brasil já buscava vaga em voos humanitários para conseguir resgatar brasileiros que pediram ajuda para deixar o país após a tomada do poder pelo Talibã.

A retirada ocorre em meio a um cenário de caos no Afeganistão, após os atentados no aeroporto de Cabul. Até o momento, não há registros de brasileiros entre feridos e vítimas nas explosões, reivindicadas pelo Estado Islâmico Khorasan, braço afegão do EI e inimigo do grupo que tomou o poder no Afeganistão.

O governo brasileiro, em nota, condenou "nos mais fortes termos" os atentados. "Resultaram em feridos e mortos e põem em risco as operações de evacuação e de ajuda humanitária em curso", disse a pasta.

O Itamaraty pediu ainda que seja garantida a proteção dos civis, o acesso à ajuda humanitária e o respeito aos direitos humanos.

O presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu vingança contra os autores do atentado e já começou a compartilhar informações de inteligência com o até agora rival Talibã para evitar novos ataques.

Segundo o porta-voz do Pentágono, John Kirby, o país "está preparado e espera novos ataques".

Hoje, são poucos os refugiados afegãos em território brasileiro: 162 já reconhecidos e 49 com processos em andamento, segundo dados atualizados do Ministério da Justiça.

Espera-se agora um aumento no número de cidadãos que saem do Afeganistão, e o Brasil pode ser uma opção a algumas delas, especialmente às que já têm parentes ou conhecidos por aqui.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Milhares de afegãos que temem o novo regime do grupo fundamentalista se amontoaram no aeroporto de Cabul nos últimos dias em busca de sair do país —em episódios que resultaram em mortos e feridos.

No último dia 16, o governo Jair Bolsonaro havia divulgado uma nota na qual expressou "profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos" em razão da conquista de poder pelo Talibã.

No comunicado, a pasta informou que não tinha registro de brasileiros morando ou em trânsito no Afeganistão. O Brasil não tem embaixada no país hoje. A missão diplomática responsável por tratar de temas relacionados ao Afeganistão é a de Islamabad, no Paquistão. ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.