Descrição de chapéu RFI União Europeia terrorismo

França vai fechar 6 mesquitas e dissolver associações suspeitas de radicalismo

Um terço dos locais de culto espalhados por 5 departamentos foram investigados desde novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

A França tomou medidas para fechar seis mesquitas e dissolver várias associações suspeitas de promover propaganda islâmica radical.

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, disse ao jornal Le Figaro que um terço dos 89 locais de culto "suspeitos de serem radicais" foram investigados desde novembro de 2020.

O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, deixa o Palácio do Eliseu em Paris após reunião de gabinete
O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, deixa o Palácio do Eliseu em Paris após reunião de gabinete - Thomas Samson - 22.set.21/AFP

Os seis locais de culto a serem desativados estão hoje espalhados por cinco departamentos da França.

Darmanin enfatizou que os serviços de segurança franceses aumentaram sua vigilância nos últimos anos, como parte da luta do país contra o "separatismo" islâmico.

Associações polêmicas

As autoridades também estão analisando a dissolução da editora islâmica Nawa, bem como a da Liga de Defesa da África Negra (LDNA), que organizou uma manifestação contra a violência policial em junho do ano passado em frente à embaixada dos Estados Unidos em Paris.

Darmanin acusou Nawa, com sede na cidade de Ariège, no sul da França, de "incitar o extermínio de judeus e legitimar o apedrejamento de homossexuais".

Além disso, o ministro declarou que a LDNA "advogava o ódio e a discriminação" —acrescentando que no ano que vem mais dez associações seriam dissolvidas.

Em setembro, o Conselho de Estado da França aprovou a decisão do governo de desmantelar o partido Anti-Islamofobia na França e as associações Barakacity.

O governo trabalhou para que estas associações fossem fechadas no final de 2020, após o assassinato do professor Samuel Paty, decapitado por um radical islâmico na França.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.