Descrição de chapéu BBC News Brasil

Enterro de neonazista em túmulo judeu causa revolta na Alemanha

Negacionista do Holocausto foi colocado em jazigo que pertenceu a professor de música de família judaica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Os restos mortais do professor de origem judaica Max Friedlaender já haviam sido transferidos para outro local em 1980, mas a lápide ainda o homenageia em cemitério localizado nos arredores de Berlim.

No entanto, o corpo de Henry Hafenmayer, um negacionista do Holocausto —massacre de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra–, foi enterrado no local na sexta (8), depois de aprovada a reutilização do túmulo. O bispo Christian Stäblein, que foi ao local na terça, classificou o ocorrido como "erro terrível".

O bispo Christian Stäblein classificou o ocorrido como 'um erro terrível'
O bispo Christian Stäblein classificou o ocorrido como 'um erro terrível' - EKBO

O túmulo fica num dos maiores cemitérios protestantes da Alemanha, em Stahnsdorf, a 24 km de Berlim. O professor Friedlaender, que morreu em 1934, era de família judaica, mas membro da Igreja Protestante.

Ele era um cantor baixo (tom grave e raro da voz masculina) e musicólogo especialista em Franz Schubert.

A imprensa alemã relata que Hafenmayer, o homem agora enterrado no jazigo em Stahnsdorf, era um negacionista do Holocausto e um blogueiro ligado a grupos neonazistas. De acordo com a RechercheNetzwerk.Berlin, organização que faz campanha contra o antissemitismo, Hafenmayer publicou propaganda antissemita em seu blog, chamado "Fim da Mentira", e glorificou o nazismo.

Apoiadores neonazistas colocaram coroas de flores sobre o túmulo, com mensagens nacionalistas e fitas adornadas com o símbolo da cruz de ferro da era nazista. Eles também dispuseram um retrato de Hafenmayer em frente à lápide coberta do professor Friedlaender.

O memorial foi coberto pelos funcionários do cemitério, prática comum quando um túmulo é reutilizado, informou a igreja. Entre os enlutados pela morte de Hafenmayer estava Horst Mahler, um neonazista que passou anos na prisão por incitação ao ódio racial, de acordo com a imprensa alemã.

'Acontecimento chocante'

Em seu pedido de desculpas, o bispo Stäblein disse que o enterro foi "um erro terrível e um acontecimento chocante, em vista de nossa história". O bispo, que dirige a igreja naquela região da Alemanha, afirmou ainda que irá avaliar se é possível desfazer o ocorrido e de que maneira.

A igreja diz que o representante de Hafenmayer havia originalmente solicitado um jazigo mais central, o que foi recusado pelas autoridades do cemitério, pois havia muitos túmulos judeus naquela área.

A seleção do antigo lote do professor Friedlaender parece não ter sido rejeitada porque os registros do cemitério o cadastraram como protestante.

Policiais e oficiais do departamento de proteção do Estado estiveram presentes no funeral, disse a igreja, e as autoridades do cemitério estavam cientes das ligações neonazistas do morto.

O presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha afirma ter ficado chocado com o que aconteceu. Josef Schuster diz que é insuportável que extremistas de direita assombrem o túmulo do professor Friedlaender e, ao fazer isso, profanem sua memória.

A própria Igreja Protestante aprovou que Hafenmayer recebesse um terreno (embora não este específico), apesar de suas conexões neonazistas, diante do princípio de que todos têm direito a um lugar de descanso final. Não havia, no entanto, pastores protestantes na cerimônia.

Túmulos judeus e memoriais do Holocausto foram vandalizados anteriormente por neonazistas na Alemanha e em outras partes da Europa.

O oficial berlinense encarregado do combate ao antissemitismo, Samuel Salzborn, abriu uma ação judicial contra os enlutados por supostamente perturbarem a paz dos mortos e por incitação ao ódio racial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.