Descrição de chapéu Governo Biden América Latina

EUA anunciam lançamento de pacto para proteger Amazônia e terras indígenas

Anúncio foi feito em Bogotá pelo secretário de Estado, Antony Blinken, semanas antes da COP26

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bogotá | AFP

Os EUA vão lançar um pacto regional em toda a Amazônia para reduzir o desmatamento e proteger terras indígenas, disse nesta quinta (21) o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em visita à Colômbia.

A ideia, de acordo com ele, é propor uma "nova parceria regional focada especificamente em lidar com o desmatamento impulsionado por commodities". A iniciativa vai fornecer informações a empresas, para que possam reduzir sua dependência do desmatamento, disse ele.

Além disso, o pacto também deve incluir apoio financeiro para ajudar na manutenção da proteção de áreas indígenas e na subsistência de pequenos agricultores.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, em visita à Colômbia
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, em visita à Colômbia - Luisa Gonzalez/Pool/Reuters

O anúncio foi feito semanas antes da COP26, cúpula do clima da Organização das Nações Unidas que será realizada em Glasgow, no Reino Unido. Em Bogotá, Blinken conheceu projetos financiados pelos Estados Unidos para incentivar a produção de chocolate, o turismo e outras indústrias que não dependam da extração de madeira. "Podemos fazer grandes avanços para lidar com a crise climática", disse.

As florestas tropicais são cruciais para o ambiente pela capacidade de retenção de carbono, mas as emissões de gases do efeito estufa provenientes das queimadas e da agricultura em escala industrial somente na Amazônia são mais altas do que as de países como Itália ou Espanha.

No Brasil, país com maior parcela da floresta amazônica, o presidente Jair Bolsonaro defende a agricultura em larga escala na região e costuma minimizar queimadas e desmatamento.

O governo Joe Biden tem acenado ao Brasil antes da cúpula da COP26 em busca de acordos climáticos para apresentar na conferência. Em Bogotá, Blinken se recusou a responder a uma pergunta sobre preocupações relacionadas ao histórico de Bolsonaro em relação ao ambiente. Apesar do aceno, o Brasil ficou de fora da primeira viagem do chefe da diplomacia dos EUA à América do Sul.

Já a Colômbia, um aliado próximo dos EUA, tem algumas das metas climáticas mais ambiciosas da América Latina, com o presidente Iván Duque prometendo o desmatamento zero até 2030.

Blinken disse que o colombiano demonstrou uma "liderança notável" no clima e que o país deve ter relevância nas discussões em Glasgow. O secretário também debateu com o presidente a responsabilização por violações de direitos humanos tanto nas décadas de conflito no país quanto nos recentes protestos contra o governo, que deixaram dezenas de mortos. ​"Acabar com a impunidade como a conhecemos também é uma das melhores maneiras de evitar mais abusos no futuro", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.