Descrição de chapéu oriente médio refugiados

Foto comovente de pai e filho feridos na guerra síria vence prêmio internacional

Refugiado amputou perna e garoto nasceu sem os membros após mãe grávida ser atacada com gás tóxico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma foto que mistura o drama de uma guerra com os sorrisos de pai e filho que conseguiram sobreviver e recomeçar foi a vencedora do Concurso Internacional de Fotografia de Siena (SIPA) deste ano.

Chamada "Hardship of Life" (a dureza da vida), a imagem do fotógrafo turco Mehmet Aslan mostra o refugiado Munzir al-Nazzal, que teve a perna direita amputada ao ser atingido por uma bomba quando andava em um mercado na cidade de Idlib, no norte da Síria.

Foto do turco Mehmet Aslan que mostra pai e filho sírios foi a vencedora do Concurso Internacional de Fotografia de Siena
Foto do turco Mehmet Aslan foi a vencedora do Concurso Internacional de Fotografia de Siena - Mehmet Aslan/SIPA Contest

Ele segura em seus braços Mustafa, 5, que nasceu sem os membros superiores e inferiores devido a um problema congênito provocado pelas medicações que sua mãe, Zeynep, teve que tomar após ser atingida por um gás tóxico em meio ao conflito.

A ditadura de Bashar al-Assad é acusada pela ONU e por várias outras entidades de ter lançado ataques com armas químicas dezenas de vezes durante a guerra civil do país.

A família de Mustafa hoje vive em uma cidade turca na fronteira com a Síria. Foi lá que Aslan tirou a foto, vencedora do concurso que teve dezenas de inscrições de fotógrafos de 63 países.

O garoto precisará de próteses eletrônicas no futuro —e elas não estão disponíveis na Turquia, segundo a legenda da foto no site da premiação.

Em entrevista ao jornal americano The Washington Post, a mãe de Mustafa disse que ela e o marido buscam ajuda para o tratamento do filho e que "dariam tudo" para proporcionar a ele uma vida melhor.

O fotógrafo Sergio Pitamiz, um dos 20 jurados do concurso, disse em entrevista a um site australiano que a imagem é, "em seu drama, também um momento de alegria e felicidade para um pai e um filho que sobreviveram ao horror e a eventos que nós não podemos nem remotamente imaginar".

"Apesar disso, e mesmo ainda estando em uma situação muito difícil, eles têm a força para sorrir. Em um clique há toda a tragédia do conflito, mas também a felicidade de ter sobrevivido a ele", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.