Médicos recomendam que Elizabeth 2ª fique mais duas semanas de repouso

Rainha britânica passou recentemente uma noite no hospital e cancelou presença na COP26

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

A equipe médica da rainha Elizabeth 2ª, 95, aconselhou nesta sexta-feira (29) que a soberana estenda por mais duas semanas o período de repouso forçado devido a complicações de saúde. Assim, a chefe da família real britânica terá que cancelar outros eventos já agendados anteriormente.

Na terça (26), também em razão de conselhos médicos, ela já havia anunciado que não iria à COP26, conferência da ONU sobre o clima, que começa no domingo em Glasgow, na Escócia, e que contará com a presença de diversos líderes globais. De acordo com o Palácio de Buckingham, a recomendação é que a rainha evite visitas oficiais e realize apenas tarefas leves e em seu escritório durante o período.

A rainha Elizabeth 2ª no castelo de Windsor, em Londres
A rainha Elizabeth 2ª no castelo de Windsor, em Londres - Steve Parsons - 28.out.21/AFP

A expectativa, portanto, é de que Elizabeth não compareça a um festival anual que homenageia "aqueles que lutaram em guerras, desastres e pandemias para proteger o Reino Unido". O evento está marcado para 13 de novembro.

Por outro lado, o Palácio de Buckingham informou que a soberana tem "grande intenção" de ir a um evento em homenagem a veteranos militares, agendado para o próximo dia 14.

O estado de saúde da rainha tem sido destaque nos últimos dias, já que ela chegou a passar, no dia 20, uma noite no hospital para realizar "exames preliminares". Na sequência, o palácio noticiou que ela teria de cancelar uma viagem à Irlanda do Norte, onde estava previsto um encontro com a população.

Antes da internação, outro fato que chamou a atenção foi a rainha ter sido vista usando uma bengala pela primeira vez sem um motivo médico específico, em um grande evento público —em 2003 e 2004, após uma operação no joelho, ela já tinha aparecido com o item.

Apesar das preocupações, Elizabeth apareceu animada em vídeo divulgado pelo palácio nesta quinta, quando ela participou de uma cerimônia de entrega de medalhas a poetas. Também foram exibidas imagens dela aceitando credenciais de embaixadores estrangeiros.

Dias antes, a rainha foi flagrada por microfones de um canal de TV criticando autoridades que, segundo ela, "falam, mas não agem", referindo-se a promessas de líderes mundiais para aumentar o foco em medidas contra o aquecimento global. Na mesma ocasião, disse estar "acompanhando tudo" sobre a COP.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.