Descrição de chapéu Europa

Acidente de ônibus mata pelo menos 45 pessoas na Bulgária

Veículo transportava turistas da Macedônia do Norte; 12 dos mortos eram crianças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sófia | Reuters

Pelo menos 45 pessoas, incluindo 12 crianças, morreram em um acidente com um ônibus que transportava principalmente turistas da Macedônia do Norte em uma rodovia no oeste da Bulgária na terça-feira (23), disseram as autoridades locais.

Segundo o ministro interino do Interior, Boyko Rashkov, é o acidente mais mortal da história do país. "A imagem é assustadora. Nunca vi nada parecido com isso", disse ele, descrevendo que as vítimas ficaram amontoadas no veículo e foram carbonizadas.

Ônibus carbonizado em acidente na Bulgária, que deixou pelo menos 45 pessoas mortas, entre eles turistas que voltavam de Istambul para a Macedônia do Norte - Nikolay Doychinov/AFP

O acidente aconteceu durante por volta das 2h no horário local (21h em Brasília), na estrada de Struma, a cerca de 30 quilômetros da capital, Sófia. Os turistas faziam uma viagem de 800 quilômetros de volta para Skopje, capital da Macedônia do Norte, depois de passar o fim de semana em Istambul, na Turquia.

Sete pessoas saltaram do ônibus em chamas e foram levadas às pressas para um hospital em Sófia. Elas estão em condições estáveis, disse a equipe do hospital, com queimaduras e, em um dos casos, uma perna quebrada.

A causa do acidente ainda não foi confirmada, mas autoridades disseram que o veículo parece ter atingido uma barreira na rodovia antes ou depois de pegar fogo.

O chefe do serviço de investigação búlgaro, Borislav Sarafov, disse que quatro ônibus de uma agência de viagens da Macedônia do Norte entraram na Bulgária na noite de segunda-feira (22) vindos da Turquia. "Erro humano do motorista ou avaria técnica são as duas versões iniciais do acidente", disse.

O primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Zoran Zaev, classificou o caso como uma grande tragédia. Segundo ele, também estavam no veículo um sérvio e um búlgaro.

Zaev afirmou que conversou com sete dos sobreviventes, que disseram que os passageiros estavam dormindo quando foram acordados com o som de uma explosão e que quem estava no fundo do ônibus conseguiu quebrar a janela e pular.

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Albânia, Olta Xhacka, os passageiros do veículo eram da comunidade étnica de albaneses no país vizinho. "Grande luto pelas 45 vidas de albaneses da Macedônia do Norte perdidas no trágico acidente na Bulgária", escreveu no Twitter.

O último acidente grave de ônibus na região aconteceu em agosto de 2018, com 17 mortes. Na ocasião, o ônibus se acidentou enquanto transportava um grupo de turistas búlgaros para Sófia, após visitar um mosteiro, sob uma chuva torrencial.

Com a má qualidade das estradas, automóveis antigos em estado ruim de conservação e excesso de velocidade, o país tem uma das piores estatísticas de trânsito na União Europeia. Em 2020, 463 pessoas foram mortas em estradas, número inferior a 2019, com 627 vítimas, devido às restrições da pandemia de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.