Nobel da Paz Malala Yousafzai se casa na Inglaterra

Paquistanesa foi mais jovem premiada por seu ativismo em defesa da educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Em uma cerimônia íntima para familiares, a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, anunciou nas redes sociais nesta terça (9) que se casou.

Hoje com 24 anos, a paquistanesa que vive em Birmingham, na Inglaterra, celebrou o matrimônio com o agora marido Asser em sua casa, cercada de familiares dos dois. "Hoje é um dia precioso em minha vida", escreveu. "Asser e eu nos enlaçamos como parceiros para a vida."

Malala não publicou nenhuma informação sobre seu marido além do primeiro nome, mas internautas identificaram o noivo como Asser Malik, gerente geral do Conselho do Centro de Alta Performance do Críquete do Paquistão. A agência de notícias Reuters não conseguiu, porém, confirmar essa informação.

Aos 12 anos, sob um pseudônimo, Malala escreveu em seu blog para a BBC sobre viver sob o domínio do Talibã do Paquistão. Em 2012, aos 14 anos, ela sobreviveu a um tiro na cabeça de um atirador do grupo fundamentalista islâmico por fazer campanha contra as tentativas do regime de negar a educação das mulheres.

Hoje formada na Universidade de Oxford (Inglaterra), tornou-se uma das principais ativistas pela educação das mulheres no mundo.

"A educação pode realmente transformar a vida de um indivíduo", defende a ativista. "E quando se trata da vida das meninas, o impacto da educação é enorme, especialmente se você vive em uma sociedade patriarcal, na qual enfrenta a misoginia e as oportunidades são limitadas apenas por causa do seu gênero."

Em 2014, ela dividiu o Nobel da Paz com o indiano Kailash Satyarthi "pela sua luta contra a repressão de crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação", segundo a justificativa apresentada pelo comitê da premiação à época.

Apesar do reconhecimento internacional, especialmente no Ocidente, seu ativismo divide a opinião pública em seu país natal. Neste ano, uma declaração sua à revista Vogue britânica foi criticada por diversos usuários de redes sociais no Paquistão.

Em julho, Malala afirmou que não sabia se um dia iria se casar. "Eu ainda não entendo por que as pessoas precisam se casar", disse à publicação. "Se você quer ter uma pessoa em sua vida, por que você precisa assinar documentos de casamento, por que não pode ser apenas uma parceria?"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.