Descrição de chapéu América Latina

Vídeos mostram celebrações no Chile após eleição de Boric à Presidência

Esquerdista se tornou candidato mais votado e mais novo a se eleger ao cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Logo após o candidato de ultradireita José Antonio Kast reconhecer a derrota para Gabriel Boric, na noite deste domingo (19), apoiadores do esquerdista correram para as ruas da capital Santiago.

Na praça Baquedano, rebatizada Dignidade depois da onda de protestos de 2019 contra a desigualdade social no país, milhares de eleitores do próximo presidente do Chile comemoraram a vitória com bandeiras e gritos de guerra, e houve até quem levasse a própria garrafa de champanhe para a celebração.

Com mais de 4,6 milhões de votos, Boric se tornou o candidato à Presidência mais votado da história chilena, em um pleito que teve 55% de participação, índice superior ao do primeiro turno (47%) e ao da votação para a eleição dos membros da Assembleia Constituinte (42,5%).

Ainda que nenhuma força política no país tenha galvanizado os efeitos dos protestos de três anos atrás, foi o nome da Frente Ampla quem se aproveitou, neste ciclo eleitoral, dos desdobramentos das manifestações. Boric chega ao poder como representante de uma geração que se formou nos atos estudantis de 2011 e que viu o descontentamento com o país atingir seu ápice em 2019.

Naquele ano, o centro de Santiago, onde fica a praça Dignidade, foi o epicentro da convulsão social chilena. Assim, era natural que a região fosse tomada logo após o anúncio da eleição de Boric.

Veja vídeos que mostram as celebrações dos chilenos na capital:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.